Memes

sexta-feira, junho 15


Um meme é um modelo cognitivo ou comportamental que pode ser transmitido de um individuo a outro; exemplos incluem religiões, filosofias, idiomas, moral, tradições, estórias, modas, e tendências. A sociedade pode ser vista como uma interação de memes múltiplos. Já que o indivíduo que transmitiu o meme continuará a carregá-lo, a transmissão pode ser interpretada como uma replicação; a cópia do meme é feita na memória de outro indivíduo, tornando-o um portador.

A evolução cultural pode ser modelada através dos mesmos princípios de variação e seleção que governam a evolução biológica. Assim como os genes são as unidades básicas de informção e reprodução, os memes são unidades de informação e reprodução cultural. Para os genes humanos serem transmitidos, uma criação genética é requerida. Os memes podem se replicar em poucos minutos, e assim possuem uma fecundidade muito mais alta. Entretanto, a fidelidade da cópia dos memes é geralmente inferior: se uma estória é espalhada pela oralmente de uma pessoa a outra, então a versão final pode ser diferente da original, dependendo dos meios de transferência. É essa variabilidade distingue os modelos cultuais das estruturas de DNA.

Desde a invenção das canções, poemas, escrita e imprensa, os memes se beneficiaram do aumento da fidelidade de cópia e da maior taxa de transmissão. A transmissão via rádio ou via televisão permitiram que indivíduos, com o suporte de corporações ou governos, espalhassem memes a velocidades incríveis, enquanto as redes de informação digital, tais como a Internet, deram o poder a indivíduos a fazer o mesmo. A transmissão e o armazenamento digital dos memes lhes permitem se espalhar sem perda acidental de fidelidade - mas também torna muito mais fácil a alteração deliberada, a análise e controle dos memes.

0 comentários: