As Runas: Nyd

quarta-feira, março 7

A Necessidade

Pronúncia: níd

Nomes Alternativos: nauthiz, naut, need, njd, not, nojaz, naudhr, nied

Significados Tradicionais: necessidade, carência, dificuldades

Palavras-Chave: resistência necessária, poder interior, força duradoura, auto-suficiência

Usos Práticos: auxilia no reconhecimento do que é verdadeiramente necessário ao invés do que parece desejável, no lutar com sucesso contra o stress, no sobressair-se numa crise, no alcançar o aparentemente impossível, no sobrepujar as próprias limitações, no desenvolver a perseverança, no valorizar a resistência

Usos Mágicos: para representar uma necessidade a ser satisfeita

Desafio: é preciso aprender com a adversidade — não se pode eficientemente satisfazer as necessidades alheias sem antes reconhecer as próprias necessidades e fazer alguma coisa para atendê-las

Correspondências:
Fonema: N
Regência Planetária: Saturno (Ativa)
Pedra: Lápis Lazuli
Flor: Açafrão
Árvore: Faia
Número: 7
Classe Social: Operária
Cor: Azul
Mitos e Deidades: Frigga, Freyr e Gurd, o Ouro da Lontra
Tarô: Eremita
Período do Dia: das 02 às 03 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

A necessidade de lutar com a severa sujeição a que estamos impostos pela vida é a lição de NYD. Os aspectos positivos desta runa representam as limitações que diretamente causamos a nós mesmos; seu lado negativo atrai limitações daqueles à nossa volta. As duas coisas são de difícil manejo. Portanto, essa runa aconselha a se ter paciência, e nos relembra do paradoxo “devagar se vai longe”. É uma runa que sugere que os eventos acontecerão em seu devido tempo, e que nenhuma quantidade de atividade febril os antecipará sequer em um momento.
            
NYD produz atrasos, constrição, limitação, opressão, aflição, doença ou saúde precária — podendo indicar falta de vitalidade, dinheiro ou de recursos. Entretanto, a menos que NYD caia com outras runas restritivas, não é uma indicação de fracasso, especialmente quando se está disposto a lutar pacientemente por sua meta. É preciso enxergar onde se está criando problemas para si mesmo, não recusando a confrontação com os mesmos, pois a dor, o conflito e a separação se fazem necessários e não se pode ficar alheio. E com isso, um período de introversão se faz indispensável, a fim de se tornar um período de recuperação: é preciso coordenar as idéias na organização da própria vida. A vida tem que ser vivida dentro das fronteiras da próprias capacidades. Às vezes se assume mais responsabilidades do que se pode e é preciso engolir o orgulho, para, com toda honestidade e humildade, encarar o que é possível fazer antes de seguir adiante. A vida pode parecer fora de sincronia e nada parece estar indo bem. Não importa o quanto se tem, nunca é o suficiente e há um desejo constante por algo mais, algo melhor.
            
Normalmente, NYD aparece como um aviso contra mudanças, particularmente quando se está pensando em desistir porque as desigualdades parecem ser enormes ou a oposição forte demais. A conclusão é que enquanto se estiver fazendo todas as coisas certas, o problema só será resolvido com o passar do tempo, e apesar de mudanças drásticas não serem necessárias, a paciência o é, e deve-se adotar uma atitude de “esperar para ver como vai ficar”.
            
Geralmente, essa runa enuncia um problema antigo ou uma doença crônica (a palavra crônica vem do grego, significando tempo, apesar da expressão “doença crônica” ter perdido sua força porque as pessoas a usam para expressar apenas doença grave). Com runas amplificadoras, NYD pode mostrar que o problema está para ser resolvido, no todo ou em parte, ou que a doença será curada, ou ao menos, aliviada, no futuro próximo. NYD pode pressagiar um período de deficiência ou de problemas de saúde, agindo como um aviso para que não se assuma mais tarefas ou responsabilidades de pronto pois, por uma razão ou outra, é improvável que se esteja apto a completá-las ou executá-las bem.
            
NYD diz para permanecer como se está, já que essa runa governa a estabilidade e a necessidade de manter o “status quo”, sempre indicando que passamos por uma situação de aprendizagem. Habitualmente, o que se está aprendendo é como ter paciência, como permanecer em um serviço até terminá-lo, como cumprir todas as promessas ou obrigações, e como aceitar reveses filosoficamente.
            
Essa runa não é especialmente afortunada para casos amorosos, pois é fria, algo desapaixonada. De modo oposto, todavia, menciona que se está sendo conduzido pela carência, às vezes — mas nem sempre — relacionada à romance. Representa não a fixação, ou desejo fanático que se procura imediatamente mitigar (embora isto possa estar presente também), mas a demora torturante que inflama o desejo ainda mais. Como resultado, NYD usualmente prognostica falta de sucesso, a menos que seja precedida de runas verdadeiramente muito benéficas.
            
NYD representa um desequilíbrio entre os desejos e os recursos. Como resolver esta situação está em nossas mãos, mas a consciência do próprio desequilíbrio pode ser iluminador, pois causa-nos uma reavaliação dos nossos valores e prioridades, forçando-nos de volta ao caminho da própria felicidade. O mitologista Joseph Campbell talvez tenha dito melhor quando ele nos prescreveu “seguir nosso deleite”; em outras palavras, que saberemos que estamos no caminho certo espiritualmente quando estivermos fazendo aquelas coisas que nos deixam mais felizes e realizados. Esta runa nos auxilia a dar o primeiro passo nesse caminho, ao nos mostrar que havíamos nos desviado dele.

Significado Reverso:
             
A fim de descrever o sentido de NYD reversa, é necessário dizer algo sobre o modo do xamã teutônico encarar o mal. Ele o definia como “a grande força mal empregada”, e ele entendia que isso podia ocorrer tanto no tempo como no espaço. Ele sabia que o que era apropriado em determinadas circunstâncias podia ser impróprio ou dar origem apenas a infelicidade e tristeza em outras.
            
Por essa razão, NYD reversa muitas vezes mostra-nos tomando um curso de ação impróprio ou errado. Podemos estar fazendo algo contra o conselho dos mais velhos, ou contra a nossa própria consciência, mas seja o que for, estamos no caminho da degradação e da ruína, pois, reversa, NYD simboliza fracasso inevitável que conduz ao sofrimento, à depressão e à melancolia.
            
Quando emparelhada com WUNJO ou JARA, indica um erro passado que deve ser reparado agora. Mesmo quando essa runa surge em um lançamento rúnico positivo, significa que, apesar de se poder ter algum ganho material através de suas atividades escusas, a consciência não  dará tréguas enquanto não se corrigir o erro. Essa reparação nem sempre envolve restituição ou indenização à pessoa prejudicada. Ao contrário, este tipo de débito é pago, com freqüência, pelo sofrimento em outra área da vida, ou pela angústia causada por uma terceira parte sem envolvimento com a má conduta original. É um castigo esperado — algo que é tanto uma punição como uma conseqüência dos atos praticados. Certas vezes, essa runa significa que se será tratado da mesma maneira que se tratou os outros; noutras vezes, indica que seremos chamados a pagar nosso débito com a sociedade.
            
Desta maneira, sempre que NYD aparecer reversa em um lançamento rúnico, deve-se pensar dobrado sobre quaisquer planos que se possa ter em mente. As runas sucedâneas no lançamento mostrarão como devemos enfrentar essa tentação; se a conquistaremos (runas amplificadoras) ou se sucumbiremos a ela (runas restritivas). Onde o ato já ocorreu, essa runa indica que a honestidade é a melhor política, que se deve confessar a situação e tentar remediar qualquer erro cometido. Se não se seguir este conselho voluntariamente, seremos forçados a fazê-lo por um fator externo qualquer — destino (WYRD), um ato de Deus (HAGALL), ou justiça humana (JARA).

0 comentários: