As Runas: Eo

quarta-feira, março 28

O Teixo

Pronúncia: yô

Nomes alternativos: eoh, eihwaz, eihaz, eiwaz, eow, ihwar, erwaz, ezck, eyz

Significados Tradicionais: teixo, magia rúnica, poderes preventivos

Palavras-chave: energia de apoio, resistência, longevidade, perseverança

Usos Práticos: útil quando se precisa de iluminação (perceber quando os ideais podem ser transformados em realidade prática) e esperança, que vê não um término mas uma continuidade de existência.

Usos Mágicos: proteção contra o perigo

Desafio: o que quer que seja que se queira alcançar, não hesite mais. Comece e persevere. Esta runa lhe ajudará a atingir suas metas.

Correspondências:
Fonema: Y (entre o E e o I)
Regência Planetária: Júpiter e Nódulo Sul
Pedra: Topázio
Flor: Lilás
Número: 5
Classe Social: Operária
Cor: Verde
Mitos e Deidades:
Tarô: Nove de Paus.
Período do Dia: das 22 às 23 hs

Significados Gerais e Simbólicos: 

A imagem apresentada por essa runa é a do teixo, que era a árvores consagrada à magia rúnica. Árvore sagrada, sua madeira era freqüentemente esculpida, transformando-se em bastões ou varetas rúnicas. Tais bastões tornavam-se freqüentemente calendários rúnicos conhecidos como “bastões primordiais” ou “números dourados”. Esses calendários eram de origem pagã, mas os primeiros exemplares descobertos datam do início do período medieval, fato que nos oferece prova de que as crenças pagãs sobreviveram na Escandinávia após a alegada conversão do país à nova religião cristã. 

Como as coníferas, ela possui tanto cones machos quanto fêmeas e daí o simbolismo de hermafroditismo e imortalidade. Sendo árvore perene, certamente aumenta a sua importância simbólica. Mas apesar de EO ter sempre nomes diferentes em vários dialetos nórdicos e teutônicos, por trás de todos eles está o conceito inabalável de defesa contra perigo. 

O teixo era a melhor madeira para a fabricação de arcos longos, e por séculos esses arcos foram a principal arma de defesa dos ingleses. Assim, um dos sentidos atribuídos a EO é a indicação de que se tem os objetivos bem marcados, as metas apontadas para um alvo viável, dentro do compasso de suas habilidades e que, por essa razão, nada pode obstruir o caminho. 

O próprio teixo é uma madeira resistente, e era plantada, em tempos remotos, nos terrenos em torno das igrejas para simbolizar a ressurreição. Não importa quão ruim as coisas pareçam, quando EO está numa posição significativa em um lançamento rúnico, ela indica que a situação se reverterá a nosso favor. 

O segundo significado de EO é: um empecilho ou catástrofe de menor proporção que, ou nunca se materializa completamente, ou que torna-se, no fim, vantajosa. Aqui se requer perseverança e previsão. A aptidão de prever conseqüências antes de agir é uma característica da pessoa sagaz. É melhor analisar bem uma situação antes de tomar uma atitude precipitada e ter do que se arrepender depois. 

Essa runa é a epítome do ditado: “melhor não prometer do que prometer demais”. As decisões acertadas nos ajudarão a passar por este período de desconforto com otimismo. Essa runa aparece para conscientizar de que o crescimento só é possível quando superamos as provas impostas pela vida. E que se tem forças para evitar ou transpor qualquer obstáculo. 

As runas sucedâneas a EO em um lançamento rúnico, especialmente a runa na Posição de Resultado, se há uma, determinará qual destas duas interpretações tende a ser aplicada.

0 comentários: