As Runas: Fehu

quarta-feira, janeiro 4

Os Bens

Pronúncia: fêrru

Nomes Alternativos: feoh, feh, fé, fá, fee, feu, feo, faihy, frey

Significados Tradicionais: riqueza, gado, bens

Palavras-Chave: culminação, prosperidade, abundância, sucesso, finanças, sorte

Usos Práticos: útil para determinar o verdadeiro valor das coisas, reconhecer sua  verdadeira riqueza, encontrar realização nas suas empreitadas, completar as coisas satisfatoriamente

Usos Mágicos: para obter dinheiro, fazer negócios, conseguir promoção, encontrar um emprego, começar novos empreendimentos

Desafio: saiba usufruir o tempo das vacas gordas

Correspondências:
Fonema: F
Regência Planetária: Vênus e Lua
Pedra: Ágata
Flor: Lírio do Vale
Árvore: Sabugueiro
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Carmim
Mitos e Deidades: Freyja, Freyr, Brisingamen, Gullveig, Anões, Sigurd e o Ouro da Lontra
Tarô: Imperador
Período do Dia: das 17 às 18 hs

Significados Gerais e Simbólicos:
             
A posse da riqueza como um sinal de prestígio e poder era a força motriz por trás das aspirações sociais da cultura teutônica. Antes da invenção do dinheiro, a riqueza de um homem era medida pelo tamanho do seu rebanho; daí vem que, originalmente, FEHU estava associada a “gado” ou “rebanho”.
            
A bem-vinda FEHU é a runa da plenitude: com ela objetivos são atingidos, recompensas são recebidas e amores realizados. Já que o gado requer uma certa quantidade de cuidados — condução de uma pastagem a outra, uma ordenha regular e outras coisas do gênero — FEHU geralmente indica um rendimento pelo qual se trabalhou. Porque a criação de gado produz mais gado (e não, por exemplo, elefantes ou falcões), FEHU também exprime a idéia de ganho monetário esperado ou antecipado. Se traduzimos a idéia de “gado faz gado” para o princípio econômico de que “dinheiro faz dinheiro”, torna-se óbvio que, sob certas condições, essa runa possa igualmente apontar um investimento financeiro de sucesso.
            
Na agricultura primitiva os bois eram usados para arar a terra. Portanto, FEHU enuncia algo ganho através do próprio esforço: uma conquista, mais do que um presente. Isso implica em algo pelo qual se lutou ou se empenhou e é, assim, um sinal de obstáculo vencido com êxito. Essa oposição pode ser do tipo pessoal e emanar de um determinado oponente, ou pode ser do tipo impessoal e surgir meramente de circunstâncias adversas. A menos que o resto das runas que acompanham o lançamento rúnico sejam realmente muito restritivas, a ocorrência de FEHU sugere que finalmente se vencerá as forças adversárias.
            
Essa runa pode também se referir a um ganho emocional ou (mantendo em mente que FEHU representa um esforço bem sucedido) a uma conquista romântica. Ela aparece com freqüência em um lançamento rúnico quando não se está muito convencido de que seus sentimentos são correspondidos, ou quando existe um rival, ou possível rival, no relacionamento afetivo. Em tal situação, FEHU simboliza um afeto declarado, desde que se tenha coragem suficiente para fazê-lo. Ou, como diz o antigo ditado teutônico: “coração tímido não conquista mulher formosa”.
            
Outra preocupação desta runa se relaciona à necessidade de conservar o que foi ganho e aprender pela experiência de vida. FEHU nos lembra da necessidade de estarmos seguros em nossa situação física antes de embarcarmos em qualquer jornada espiritual. Todos temos que começar com a realidade mundana de nossas vidas, embora muitas pessoas nunca ultrapassam essa fase. De muitas maneiras, tornamo-nos domesticados como o gado, vivendo nossa existência sem querer ou sequer estarmos conscientes de que qualquer outra coisa possa ser possível. O primeiro passo para escapar dessa situação é perceber o que é possível realizar, sem temermos perder a segurança para alcançar o que queremos.
            
FEHU fala da atenção e cuidado nos momentos de sucesso, pois são neles que se pode pôr tudo a perder. É importante lembrar que os antigos sacrificavam uma cabeça de gado do rebanho vez ou outra para aplacar a ira dos deuses — seja sempre grato e humilde quando as coisas vão bem economicamente. Essa runa representa riqueza e plenitude, mas também a distribuição da plenitude. A riqueza indicada por FEHU não é da posse estática, como dinheiro no banco ou propriedades. É riqueza colocada em uso, que se multiplica por meio da atividade e movimento. É poder posto em prática para o enriquecimento, nutrição e benefício de todos. Uma força móvel que flui através de tudo e que, quando alcança sua culminação, é redistribuída em um novo ciclo de atividade. Deve-se agradecer pelo que se tem e não se desperdiçar quando há fartura.
            
Assinala o desenvolvimento ou a conclusão, com sucesso, de quaisquer projetos já encaminhados — embora especulações devam aguardar. FEHU não implica em que estes esquemas devam ser abandonados; normalmente, eles são basicamente seguros e podem ser retomados no futuro, quando as circunstâncias forem mais favoráveis. Isto é particularmente verdadeiro quando acompanhada por runas restritivas, quando aconselha contra mudanças de planos no meio do processo, apesar de normalmente predizer sucesso no assunto em pauta. FEHU aparece regularmente em um lançamento rúnico para indicar que o desânimo impera, seja em relação aos negócios ou a um romance, e se considera um afastamento da presente situação, com a intenção de tentar novamente em outra ocasião. Já que essa runa encerra em si o conceito de oposição, não é incomum encontrá-la em associação com outras representando obstáculos e atrasos. Contudo, indica sucesso possível, e pode ser tomada como uma intimação para que não se desista enquanto existir uma chance de vitória.

Significado Reverso:

Se antes FEHU pressagiava ganho e sucesso, agora, reversa, ela se transforma numa promessa de fracasso e perda, impasses e esperanças frustradas.
            
FEHU pressagia dificuldades e frustrações em assuntos financeiros, infertilidade, falta de sorte, de controle (especialmente falta de controle financeiro), desperdício. A oposição prognosticada pela runa ereta é, no momento, muito forte, e tende-se a ser oprimido por ela. Em questões relativas a amor ou casamento, FEHU reversa simboliza problema emocional e mágoa. Anuncia, amiúde, discordâncias e discussões que levam a uma falta ou ruptura de harmonia. Algumas vezes, essa agressão pode culminar numa separação e término de um relacionamento. Com runas amplificadoras, pode enunciar que estas rupturas são apenas temporárias.
            
Quando o tom geral da leitura é amplificador, ou quando FEHU está emparelhada com uma runa amplificadora, sua principal significação é atraso: o tempo ainda não é oportuno para que os planos dêem frutos. Numa leitura restritiva, ou em associação com uma runa restritiva, entretanto, indica que qualquer plano já encaminhado deve ser abandonado, já que não é provável que se prove vitorioso, não importando quanto tempo, dinheiro ou energia já tenha sido investido nele.
            
Pode-se sumariar os significados de FEHU reversa dizendo que ela denota um período no qual se experimentará grande dificuldade consolidando-se ou retendo-se o status financeiro ou emocional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Fabrício, saudações!
Encontrei teu blog procurando por Fehu...

Agora imagine uma pessoa cuja data de nascimento está associada a Fehu. Oba!

Agora imagine esta pessoa com a vida inteira mergulhada nas características de Fehu INVERTIDA!

Se pensar detalhadamente, tu vai ficar apavorado. Eu estou.
Story of my life.

E graças ao teu site, estou entendendo melhor essa singela fase chamada "vida inteira".

Fabrício, por acaso tu tens algum procedimento (oração, mantra etc.) que tu possa me sugerir pra eu melhorar, suavizar esta "fase"?

(Eu faço trabalho voluntário e acendo vela pro Anjo da Guarda. Nada entendo sobre o Mundo Espiritual, Fabrício, mas acredito que todo golpe tem um contra-golpe e todo veneno tem um antídoto. Não é possível que alguém passe por dificuldades sem existir uma solução. Eu só preciso descobrir essa solução. Se tu puder me responder aqui mesmo, eu prometo que volto. Agradeço. Eternamente.)

Fabrício César Franco disse...

Olá,

Primeiramente, obrigado por escrever. Não sei de algum mantra ou oração (não sou filiado a nenhum movimento religioso tradicional), então ficarei lhe devendo essa informação. Mais: sem mais informações sobre o que você diz ser uma vida de Fehu Invertida, eu não posso sequer dar alguma sugestão de ação. Fico, contudo, na torcida para que você encontre o que você mesmo denomina de antídoto para essa fase ruim.

Por favor, fique à vontade para voltar e conversar. Só peço que se identifique, porque é meio estranho falar com "anônimos".

Inté!