As Runas: Eo

quarta-feira, março 28

O Teixo

Pronúncia: yô

Nomes alternativos: eoh, eihwaz, eihaz, eiwaz, eow, ihwar, erwaz, ezck, eyz

Significados Tradicionais: teixo, magia rúnica, poderes preventivos

Palavras-chave: energia de apoio, resistência, longevidade, perseverança

Usos Práticos: útil quando se precisa de iluminação (perceber quando os ideais podem ser transformados em realidade prática) e esperança, que vê não um término mas uma continuidade de existência.

Usos Mágicos: proteção contra o perigo

Desafio: o que quer que seja que se queira alcançar, não hesite mais. Comece e persevere. Esta runa lhe ajudará a atingir suas metas.

Correspondências:
Fonema: Y (entre o E e o I)
Regência Planetária: Júpiter e Nódulo Sul
Pedra: Topázio
Flor: Lilás
Número: 5
Classe Social: Operária
Cor: Verde
Mitos e Deidades:
Tarô: Nove de Paus.
Período do Dia: das 22 às 23 hs

Significados Gerais e Simbólicos: 

A imagem apresentada por essa runa é a do teixo, que era a árvores consagrada à magia rúnica. Árvore sagrada, sua madeira era freqüentemente esculpida, transformando-se em bastões ou varetas rúnicas. Tais bastões tornavam-se freqüentemente calendários rúnicos conhecidos como “bastões primordiais” ou “números dourados”. Esses calendários eram de origem pagã, mas os primeiros exemplares descobertos datam do início do período medieval, fato que nos oferece prova de que as crenças pagãs sobreviveram na Escandinávia após a alegada conversão do país à nova religião cristã. 

Como as coníferas, ela possui tanto cones machos quanto fêmeas e daí o simbolismo de hermafroditismo e imortalidade. Sendo árvore perene, certamente aumenta a sua importância simbólica. Mas apesar de EO ter sempre nomes diferentes em vários dialetos nórdicos e teutônicos, por trás de todos eles está o conceito inabalável de defesa contra perigo. 

O teixo era a melhor madeira para a fabricação de arcos longos, e por séculos esses arcos foram a principal arma de defesa dos ingleses. Assim, um dos sentidos atribuídos a EO é a indicação de que se tem os objetivos bem marcados, as metas apontadas para um alvo viável, dentro do compasso de suas habilidades e que, por essa razão, nada pode obstruir o caminho. 

O próprio teixo é uma madeira resistente, e era plantada, em tempos remotos, nos terrenos em torno das igrejas para simbolizar a ressurreição. Não importa quão ruim as coisas pareçam, quando EO está numa posição significativa em um lançamento rúnico, ela indica que a situação se reverterá a nosso favor. 

O segundo significado de EO é: um empecilho ou catástrofe de menor proporção que, ou nunca se materializa completamente, ou que torna-se, no fim, vantajosa. Aqui se requer perseverança e previsão. A aptidão de prever conseqüências antes de agir é uma característica da pessoa sagaz. É melhor analisar bem uma situação antes de tomar uma atitude precipitada e ter do que se arrepender depois. 

Essa runa é a epítome do ditado: “melhor não prometer do que prometer demais”. As decisões acertadas nos ajudarão a passar por este período de desconforto com otimismo. Essa runa aparece para conscientizar de que o crescimento só é possível quando superamos as provas impostas pela vida. E que se tem forças para evitar ou transpor qualquer obstáculo. 

As runas sucedâneas a EO em um lançamento rúnico, especialmente a runa na Posição de Resultado, se há uma, determinará qual destas duas interpretações tende a ser aplicada.

As Runas: Jera

quarta-feira, março 21

A Colheita

Pronúncia: djêra

Nomes Alternativos: ger, yar, jara, jar, jer, gaar, ar

Significados Tradicionais: colheita, estação fértil, um ano

Palavras-chave: desenvolvimento gradual, tempo sequencial, cultivo

Usos Práticos: útil para amealhar os benefícios de ações passadas

Usos Mágicos: boa para jardinagem e fazer plantas crescerem, para lavoura, para uma casa feliz e para se divertir. Na noite de ano novo (seja quando você celebrá-lo), desenhe JERA no arco sobre a porta de entrada em tinta delével. A casa ficará protegida e com sorte enquanto a tinta permanecer.

Desafio: a colheita chegará, seja paciente. Não se pode colher antes de tudo pronto. Faça o melhor do que você tem agora.

Correspondências:
Fonema: J
Regência Planetária: Mercúrio (Neutro)
Pedra: Cornalina
Flor: Centáurea
Número: 4
Classe Social: Operária
Cor: Marrom
Mitos e Deidades:
Tarô: Julgamento
Período do Dia: das 12 às 13 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Odin era o deus dos mortos, o soberano do Valhalla, onde os mais nobres e mais fortes iam depois da morte. Valhalla quer dizer “A Sala dos Escolhidos”, e como o conceito cristão do Céu, a idéia por detrás disso é recompensa e retribuição.
            
A runa JERA se refere ao aspecto do poder de Odin relacionado a recompensa e retribuição, e portanto, ligada a premiar com a recompensa pelos atos cometidos anteriormente. Visto que Odin escolhia apenas os mais nobres dos guerreiros para ir para o Valhalla, JERA é uma runa associada à justiça e, por analogia, todos os assuntos legais vem sob seus auspícios.
            
A palavra “JERA” não quer dizer exatamente “ano” como é frequentemente traduzida, mas “período do ano”, especificamente referindo-se à época da colheita. Seu surgimento em um lançamento rúnico expressa que se colherá os frutos dos esforços expendidos, um reembolso em dinheiro ou em espécie, de um gasto prévio.
            
A runa é a representação de ação correta levando a resultados corretos, como parte da ordem natural das coisas. JERA é uma runa de sucesso a longo prazo, através da harmonia com a natureza. Como runa de desfechos benéficos, essa runa se aplica a qualquer atividade ou empreendimento aos quais se esteja ligado.
            
Contudo, é bom se conscientizar de que não se deve esperar resultados imediatos. Qualquer atividade que se esteja desenvolvendo exige dedicação. Essa runa promete recompensa justa para quem é perseverante e trabalha para concretizar seus planos.
            
É muito difícil julgar JERA — como todas as runas sem reverso. Algumas vezes, denota que se está preocupado com algum assunto legal. Todavia, o aparecimento de JERA não mostra necessariamente que o julgamento tenderá a nosso favor, assim como o surgimento de GEBO em certos lançamentos rúnicos indica apenas que se está preocupado com a vida amorosa, sem ser um indicativo de como os assuntos progredirão.
            
Como resultado, JERA tem em geral uma conotação positiva, a menos que as runas associadas sejam extremamente infelizes. Nessa posição, revela um encontro bem-sucedido, um retorno justo por ume esforço realizado e o recebimento de uma gratificação muito merecida. Em um lançamento rúnico restritivo, JERA sugere que o fracasso imputado pelas runas acompanhantes pode ser prevenido, no todo ou em parte, mediante um maior empenho.
            
Emparelhada com HAGALL, NYD ou WYRD, JERA indica que se está tentando seguir uma trilha na vida que não nos cabe, e que se está desafiando o destino fazendo isso. É obviamente uma runa de duplo gume, significando “colhe-se o que se planta”.
            
Porque personifica o conceito de justiça, JERA aparece em um lançamento rúnico para prognosticar assuntos legais ou judiciais — mesmo quando o problema nunca chegue realmente à Corte de Justiça. Pode, por conseguinte, ter referência a todos os contratos legais, ou documentos como aluguéis ou contratos de trabalho. Pode também indicar contratos de vontades e, por extensão, os aspectos legais referentes a elas. Certas vezes, representa a qualidade abstrata do conselho legal (especialmente quando emparelhada com ASS ou MANN) e representando, então, o advogado ou procurador a quem se busca. Porém, pode denotar qualquer um chamado a dar um julgamento profissional, como um médico ou um gerente de banco.
            
Já que o casamento é também um contrato, é possível que JERA signifique casamento. Do mesmo modo, entretanto, e quando conjugada com runas adversas, pode enunciar a dissolução de um contrato de casamento com todas as complicações envolvidas.

            

Já que JERA simboliza um período específico do ano, ela implica em que os eventos designados pelas runas associadas devem virão à fruição no seu devido tempo, não podendo ser apressados. Por essa razão, aponta um hiato de tempo em que as complicações legais estão sendo classificadas ou um período anterior a assinaturas ou alterações de contratos. Isso acontece em particular quando NYD também detém um lugar proeminente no lançamento rúnico.


As Runas: Isa

quarta-feira, março 14

O Gelo

Pronúncia: isa

Nomes Alternativos: is, iss, eis, iiz

Significados Tradicionais: gelo, congelamento, hibernação

Palavras-chave: contração, coesão, preservação, estabilidade, força interior, quietude, suspensão, auto-suficiência.

Usos Práticos: quando o andamento da vida moderna causa preocupação, Isa pode desacelerar as coisas e lhe permitir focar nas questões reais. É um auxílio também para tornar seus sonhos realidade 'sólida'.

Usos Mágicos: é boa para ganhar promoção, eleição, e para ganhar posições de autoridade em geral.

Desafio: como o inverno não dura para sempre, também não durará qualquer situação na qual você pode se encontrar. Tenha a coragem para mover-se à frente. Você precisa fazer para saber

Correspondências:
Fonema: I
Regência Planetária: Júpiter (Passiva)
Pedra: Olho-de-Gato
Flor: Heliotrópio/Ervilha-de-Cheiro (finanças/relacionamentos)
Árvore: Amieiro
Número: 9
Classe Social: Operária
Cor: Preto
Mitos e Deidades: Ymir
Tarô: Morte
Período do Dia: das 03 às 04 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Quando colocamos algo “no gelo”, nós o submetemos a uma inatividade temporária, protegendo-o o preservando-o. De acordo com o desenrolar dos acontecimentos, podemos, em futura data, retirá-lo do “gelo”, fazendo uso dele ou não. A runa ISA tem exatamente o mesmo sentido em um lançamento rúnico: anuncia um período da vida em que os planos devem sem “congelados” no presente, podendo ser “descongelados” em um tempo apropriado.
            
Encontramo-nos sob o inverno da vida espiritual. Poderemos nos ver enredados em uma situação a cujas implicações de fato estamos cegos. Talvez se sinta impotente para outra coisa mais além de submeter-se e renunciar, inclusive sacrificando um desejo há muito acalentado. Deve-se ser paciente, nesse meio tempo, pois este é um período de gestação, onde se precisa esperar os eventos tomarem seu curso.
            
Esse é também o significado de ISA em um lançamento no qual a tônica principal é otimista, ou em que está associada a runas que denotam atraso, mais do que uma negativa total dos desejos (THORN, NYD e OTHILA reversa são runas de atraso, enquanto THORN reversa e NYD reversa estão associadas em especial à frustração das esperanças).
            
Dependendo da natureza da questão e da duração do tempo coberta pelo lançamento rúnico, o atraso necessário pode ser de nove horas, nove dias, nove semanas ou nove meses.
                       
Uma realização é improvável no momento. Toda a atividade útil está congelada, todos os planos encontram-se em suspenso. É possível que se esteja sentindo uma drenagem em suas energias, um congelamento do seu entusiasmo. Um vento cortante o fustiga, passando por sobre as geladas banquisas de hábitos obsoletos. Usualmente, ISA designa que se precisa cortar suas perdas e mover-se adiante, para um projeto mais estimulante ou um relacionamento mais produtivo. Tentar persistir pode resultar em futilidade, um sentimento de se estar fora de contato com a realidade a que se apega, o que mantém a situação como está e se desfazer do que está ultrapassado. Tal atitude provocará o degelo.
            
Porque gelo é o inimigo do calor, é na área do amor e amizade que ISA é mais prejudicial. Pela sua própria natureza, os relacionamentos são difíceis de reacender uma vez sujeitos a um esfriamento, e essa runa mostra o congelamento do entusiasmo nos assuntos emocionais ou profissionais. Geralmente, enuncia uma separação, combinada com sentimento de mágoa e ressentimento. O amor, nesse contexto, também atinge a família e as amizades íntimas — qualquer pessoa de quem se esperaria normalmente lealdade e apoio. Nas questões onde os relacionamentos são um aspecto proeminente, o problema costumeiramente gira em torno da falta de lealdade,  mais freqüentemente pela outra pessoa envolvida.
            
Nas questões concernentes a implementação de um plano ou realização de um objetivo, os efeitos desta runa não são tão nocivos, e o sentido usual de “atraso” pode ser aplicado.

As Runas: Nyd

quarta-feira, março 7

A Necessidade

Pronúncia: níd

Nomes Alternativos: nauthiz, naut, need, njd, not, nojaz, naudhr, nied

Significados Tradicionais: necessidade, carência, dificuldades

Palavras-Chave: resistência necessária, poder interior, força duradoura, auto-suficiência

Usos Práticos: auxilia no reconhecimento do que é verdadeiramente necessário ao invés do que parece desejável, no lutar com sucesso contra o stress, no sobressair-se numa crise, no alcançar o aparentemente impossível, no sobrepujar as próprias limitações, no desenvolver a perseverança, no valorizar a resistência

Usos Mágicos: para representar uma necessidade a ser satisfeita

Desafio: é preciso aprender com a adversidade — não se pode eficientemente satisfazer as necessidades alheias sem antes reconhecer as próprias necessidades e fazer alguma coisa para atendê-las

Correspondências:
Fonema: N
Regência Planetária: Saturno (Ativa)
Pedra: Lápis Lazuli
Flor: Açafrão
Árvore: Faia
Número: 7
Classe Social: Operária
Cor: Azul
Mitos e Deidades: Frigga, Freyr e Gurd, o Ouro da Lontra
Tarô: Eremita
Período do Dia: das 02 às 03 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

A necessidade de lutar com a severa sujeição a que estamos impostos pela vida é a lição de NYD. Os aspectos positivos desta runa representam as limitações que diretamente causamos a nós mesmos; seu lado negativo atrai limitações daqueles à nossa volta. As duas coisas são de difícil manejo. Portanto, essa runa aconselha a se ter paciência, e nos relembra do paradoxo “devagar se vai longe”. É uma runa que sugere que os eventos acontecerão em seu devido tempo, e que nenhuma quantidade de atividade febril os antecipará sequer em um momento.
            
NYD produz atrasos, constrição, limitação, opressão, aflição, doença ou saúde precária — podendo indicar falta de vitalidade, dinheiro ou de recursos. Entretanto, a menos que NYD caia com outras runas restritivas, não é uma indicação de fracasso, especialmente quando se está disposto a lutar pacientemente por sua meta. É preciso enxergar onde se está criando problemas para si mesmo, não recusando a confrontação com os mesmos, pois a dor, o conflito e a separação se fazem necessários e não se pode ficar alheio. E com isso, um período de introversão se faz indispensável, a fim de se tornar um período de recuperação: é preciso coordenar as idéias na organização da própria vida. A vida tem que ser vivida dentro das fronteiras da próprias capacidades. Às vezes se assume mais responsabilidades do que se pode e é preciso engolir o orgulho, para, com toda honestidade e humildade, encarar o que é possível fazer antes de seguir adiante. A vida pode parecer fora de sincronia e nada parece estar indo bem. Não importa o quanto se tem, nunca é o suficiente e há um desejo constante por algo mais, algo melhor.
            
Normalmente, NYD aparece como um aviso contra mudanças, particularmente quando se está pensando em desistir porque as desigualdades parecem ser enormes ou a oposição forte demais. A conclusão é que enquanto se estiver fazendo todas as coisas certas, o problema só será resolvido com o passar do tempo, e apesar de mudanças drásticas não serem necessárias, a paciência o é, e deve-se adotar uma atitude de “esperar para ver como vai ficar”.
            
Geralmente, essa runa enuncia um problema antigo ou uma doença crônica (a palavra crônica vem do grego, significando tempo, apesar da expressão “doença crônica” ter perdido sua força porque as pessoas a usam para expressar apenas doença grave). Com runas amplificadoras, NYD pode mostrar que o problema está para ser resolvido, no todo ou em parte, ou que a doença será curada, ou ao menos, aliviada, no futuro próximo. NYD pode pressagiar um período de deficiência ou de problemas de saúde, agindo como um aviso para que não se assuma mais tarefas ou responsabilidades de pronto pois, por uma razão ou outra, é improvável que se esteja apto a completá-las ou executá-las bem.
            
NYD diz para permanecer como se está, já que essa runa governa a estabilidade e a necessidade de manter o “status quo”, sempre indicando que passamos por uma situação de aprendizagem. Habitualmente, o que se está aprendendo é como ter paciência, como permanecer em um serviço até terminá-lo, como cumprir todas as promessas ou obrigações, e como aceitar reveses filosoficamente.
            
Essa runa não é especialmente afortunada para casos amorosos, pois é fria, algo desapaixonada. De modo oposto, todavia, menciona que se está sendo conduzido pela carência, às vezes — mas nem sempre — relacionada à romance. Representa não a fixação, ou desejo fanático que se procura imediatamente mitigar (embora isto possa estar presente também), mas a demora torturante que inflama o desejo ainda mais. Como resultado, NYD usualmente prognostica falta de sucesso, a menos que seja precedida de runas verdadeiramente muito benéficas.
            
NYD representa um desequilíbrio entre os desejos e os recursos. Como resolver esta situação está em nossas mãos, mas a consciência do próprio desequilíbrio pode ser iluminador, pois causa-nos uma reavaliação dos nossos valores e prioridades, forçando-nos de volta ao caminho da própria felicidade. O mitologista Joseph Campbell talvez tenha dito melhor quando ele nos prescreveu “seguir nosso deleite”; em outras palavras, que saberemos que estamos no caminho certo espiritualmente quando estivermos fazendo aquelas coisas que nos deixam mais felizes e realizados. Esta runa nos auxilia a dar o primeiro passo nesse caminho, ao nos mostrar que havíamos nos desviado dele.

Significado Reverso:
             
A fim de descrever o sentido de NYD reversa, é necessário dizer algo sobre o modo do xamã teutônico encarar o mal. Ele o definia como “a grande força mal empregada”, e ele entendia que isso podia ocorrer tanto no tempo como no espaço. Ele sabia que o que era apropriado em determinadas circunstâncias podia ser impróprio ou dar origem apenas a infelicidade e tristeza em outras.
            
Por essa razão, NYD reversa muitas vezes mostra-nos tomando um curso de ação impróprio ou errado. Podemos estar fazendo algo contra o conselho dos mais velhos, ou contra a nossa própria consciência, mas seja o que for, estamos no caminho da degradação e da ruína, pois, reversa, NYD simboliza fracasso inevitável que conduz ao sofrimento, à depressão e à melancolia.
            
Quando emparelhada com WUNJO ou JARA, indica um erro passado que deve ser reparado agora. Mesmo quando essa runa surge em um lançamento rúnico positivo, significa que, apesar de se poder ter algum ganho material através de suas atividades escusas, a consciência não  dará tréguas enquanto não se corrigir o erro. Essa reparação nem sempre envolve restituição ou indenização à pessoa prejudicada. Ao contrário, este tipo de débito é pago, com freqüência, pelo sofrimento em outra área da vida, ou pela angústia causada por uma terceira parte sem envolvimento com a má conduta original. É um castigo esperado — algo que é tanto uma punição como uma conseqüência dos atos praticados. Certas vezes, essa runa significa que se será tratado da mesma maneira que se tratou os outros; noutras vezes, indica que seremos chamados a pagar nosso débito com a sociedade.
            
Desta maneira, sempre que NYD aparecer reversa em um lançamento rúnico, deve-se pensar dobrado sobre quaisquer planos que se possa ter em mente. As runas sucedâneas no lançamento mostrarão como devemos enfrentar essa tentação; se a conquistaremos (runas amplificadoras) ou se sucumbiremos a ela (runas restritivas). Onde o ato já ocorreu, essa runa indica que a honestidade é a melhor política, que se deve confessar a situação e tentar remediar qualquer erro cometido. Se não se seguir este conselho voluntariamente, seremos forçados a fazê-lo por um fator externo qualquer — destino (WYRD), um ato de Deus (HAGALL), ou justiça humana (JARA).