Geomancia: Primeiro Par

quarta-feira, setembro 19


VIA, o Caminho, é a figura que contém o menor número de pontos. Evoca a ideia de uma busca solitária, de um esforço necessário para encontrar o caminho certo. POPULUS, o Povo, naturalmente a figura que contém o maior número de pontos. Evoca a ideia de multidão e todas as nuanças que esta possa conter. É uma massa difícil de mobilizar e igualmente difícil de controlar.

A relação entre ambas as figuras é de complementaridade: é o indivíduo em relação à multidão, a análise em relação à confusão. O movimento VIA é o avanço, enquanto que POPULUS denota um burburinho permanente, uma espécie de efervescência surda e vaga. Uma é uma estrada solitária; a outra é uma praça em pleno carnaval.



2 comentários:

Anônimo disse...

Encontrei seu blog enquanto pesquisava sobre runas e o adorei!!
Tudo que li por aqui até agora está incrível. Obrigada por compartilhar o conhecimento e parabéns pela ótima assertividade. ^^

Fabrício César Franco disse...

Olá, Amanda!

Que bom que o que você encontrou aqui está sendo de utilidade. Fique sempre muito à vontade para perguntar, criticar, comentar. Fico muito contente em saber que o que escrevo pode ser útil para alguém.

Abraço e obrigado pelos elogios.