As Runas: Manna

quarta-feira, maio 16

A Humanidade

Pronúncia: Mana

Nomes Alternativos: mannaz, maan, mann, madur, madhr, man 

Significados Tradicionais: O homem, a raça humana, o ego

Usos Práticos: Acordar o potencial e identificar seus talentos especiais.

Usos Mágicos: Para representar uma pessoa ou grupo específico de pessoas, para estabelecercontatos e relações sociais, para beneficiar os outros, a si mesmo e do todo.Para invocar a fim de co-operação e social. Pode ser usado para mediar uma situação de conflito.

Desafio: mantenha a modéstia

Correspondência:
Fonema: M
Regência Planetária: Saturno e Nódulo Sol
Pedra: Granada
Flor: Dedaleira
Número: 8
Classe Social: Guerreira
Cor: Roxo
Mitos e Deidades: Njord
Tarô: Louco
Período do Dia: das 23 às 24 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

A tradução literal de MANNA é humanidade, e o xamã teutônico queria com isso designar a interdependência da raça, pois acreditava que nenhum indivíduo podia ser inteiramente auto-suficiente. Ele percebia a vida não como um caos, mas como um padrão no qual cada membro da sociedade tinha sua papel a desempenhar, e onde a tranqüila administração dos negócios, fossem públicos ou privados, dependia de cada pessoa achar a sua função e cumpri-la a contento. 

Visto que MANNA é uma runa de interdependência, freqüentemente expressa que se pode esperar receber assistência ou cooperação de um amigo que será de considerável ajuda na resolução das dificuldades. Geralmente, significa conselho impessoal, auxílio objetivo, ou (às vezes) assistência altruística. Quando essa runa surge numa leitura, pode se ter a certeza que não existem motivos ocultos por trás da ajuda oferecida, e que qualquer conselho fornecido será honesto e confiável. 

MANNA surge regularmente em um lançamento rúnico para indicar uma pessoa que dá ajuda como parte de seu serviço. Assim, pode representar um médico, um contador, um gerente de banco, ou um advogado; pode, de fato, representar qualquer forma de ajuda paga, que vai desde o inspetor de alunos até a diarista que nos libera para que possamos nos ocupar de outras tarefas. 

Mas MANNA nem sempre indica outra pessoa. Visto que somos, por definição, membro da raça humana, essa runa pode se referir às nossas próprias qualidades. Um relacionamento correto do homem consigo mesmo é essencial. Ocasionalmente, MANNA intima que se observe de maneira mais desapaixonada para sua condição presente, pois está ficando muito envolvido e permitindo que a situação fique fora de proporção. Em conjunção com runas restritivas, pode enunciar que o problema está ameaçando nos atolar em complicações. Uma das melhores maneiras para se ter as coisas novamente em perspectiva, é claro, é buscar uma opinião externa — que sugerirá o que deve ser feito. 

MANNA tem fortes conexões com o poder do pensamento, pois é a capacidade humana de pensar e raciocinar que nos distingue de todas as outras espécies do planeta. De fato, a classificação genérica da humanidade é Homo sapiens — homem que pensa. As duas principais diferenças no modo da humanidade pensar, em comparação com os outros animais, são: o poder de pensar logicamente, e o poder de pensar criativamente. É por essa razão que precisamos usar da lógica para enfrentar o problema, e observarmos a sua situação com mais imparcialidade. 

Do ponto de vista do pensamento criativo, MANNA freqüentemente sugere que há muita coisa que se pode fazer para melhorar ou suavizar as circunstâncias nas quais nos achamos, atoando uma atitude mais positiva e resoluta, mesmo quando aparenta não haver nada que possa ser feito no plano físico. 

O uso correto dos poderes de visualização criativa é um dos grandes segredos do treinamento mágico e representa a capacidade de influenciar os eventos através de meios não-físicos. Destarte, MANNA assinala poder ou potencial mágico, assim como PERTH significa talento mediúnico e LAGU, habilidade de clarividência, mas mesmas circunstâncias. 

Sendo uma runa de interdependência, não surpreende encontrar MANNA relacionada com igualdade em todas as suas manifestações. Normalmente, indica que se é um impávido defensor dos direitos humanos e liberdades civis, possuindo um respeito profundo e abnegado pelo bem estar da humanidade. 

Algumas vezes, MANNA indica que os planos devem ser executados ou que as idéias devem ser colocadas em ação “no momento certo”. Outras runas no lançamento fornecerão a indicação desse “tempo certo”. Com runas amplificadoras, MANNA pode apontar que o tempo é agora; mas com runas restritivas — particularmente runas de atraso, como THORN, AS reversa, NYD, ISA, BERKANA reversa ou OTHILA reversa — significa que se deve adiar qualquer ação ou tomada de decisão importante por oito dias, oito semanas ou oito meses, de acordo com a questão proposta. 

Significado Reverso: 

MANNA reversa indica que não se deve esperar assistência de seus amigos durante o período coberto pela leitura. Ao contrário, tende-se a encontrar impedimentos, a subversão de seus objetivos e a sabotagem de seus planos. Algumas vezes, pode ser que sejamos vítima de um grupo de pessoas, sendo mais comum descobrir-se que estas atividades se originam de um único indivíduo, a quem inevitavelmente consideramos um inimigo. 

A runa emparelhada a MANNA, ou que a segue imediatamente, sugere a melhor maneira de neutralizar essa influência. Assim, conjugada a THORN ou NYD, o conselho é se manter modesto, jogar um jogo de espera e observar os desenvolvimentos futuros; conjugada a JERA, o conselho é invocar a lei, buscando amparo legal; e a TIR, é lutar com as mesmas armas. 

Porque MANNA mostra-nos possuindo ou partilhando das qualidades que ela simboliza, a mensagem desta runa quando reversa é que nós mesmos somos nosso pior inimigo. Isso pode ser devido a um pessimismo excessivo, a uma falta de autoconfiança, de fé no futuro, ou de uma antiga teimosia sobre algum ponto. Quando se referindo diretamente a quem inquire, MANNA reversa é um importante indício de egoísmo. Geralmente, este egoísmo é um sintoma do desejo de romper com o resto da humanidade — a “síndrome da torre de marfim”. É uma manifestação negativa dos poderes da objetividade, da determinação controlada e do envolvimento imparcial denotados pela runa ereta, e é freqüentemente acionada de início contra a crueldade do homem para com o homem. Para a mente teutônica, isso era um movimento retrógrado, pois se acreditava que o avanço da humanidade baseava-se na cooperação, não no isolamento. 

MANNA é uma runa que serve para nos lembrar da essência da humanidade e, conseqüentemente, da igualdade de cada e de todo membro da raça e, ocasionalmente, em leituras concernentes a relacionamentos pessoais, a mensagem de MANNA reversa é: “Você está tomando a atitude errada. Tente ver as coisas sob o ponto de vista da outra pessoa”. 

A determinação de que se deve executar os planos no momento certo fica ainda mais imperativa quando MANNA está reversa, sendo de modo geral outra vez aconselhável a espera de oito dias, de oito semanas ou de oito meses. 

MANNA reversa pode ainda revelar um país estrangeiro, um estrangeiro ou uma pessoa cujo modo de vida seja totalmente diferente do nosso. Este indivíduo não é necessariamente mau — apenas diferente. Na verdade, já que os “opostos se atraem”, a pessoa representada por essa runa exerce certa fascinação, e quando os dois são de sexos opostos há um grau inevitável de interesse romântico. Em um lançamento rúnico propício, este é um significado comum de MANNA reversa.

0 comentários: