As Runas: Tir

quarta-feira, abril 25

A Divindade Tyr

Pronúncia: Tir

Nomes Alternativos: teiwaz, tyr, tiw, tiews, ti, tyz

Significados Tradicionais: Tyr (guerreiro Deus), paternidade, a seta, um ponta de lança, vitória em combate, energia guerreira.

Palavras-chave: determinação, obstinação, força moral, tenacidade, jogo limpo.

Usos Práticos: fornece coragem em adversidade ou quando se enfrenta uma situação difícil. Ajuda avaliar o preço que precisa ser pago para se alcançar ou obter algo.

Usos Mágicos: para fortalecer a vontade, a cura de uma ferida e para a força e proteção; vitória, sucesso, discernimento e questões de direito, decisões ou orientações. TIR pode ser invocada para curar qualquer maldição ou doença que tenha sido indevidamente colocado sobre você.

Desafio: paciência para conquistar 

Correspondências: 
Fonema:
Regência Planetária: Marte (Ativa) 
Pedra: Coral 
Flor: Duende Vermelha 
Número:
Classe Social: Guerreira 
Cor: Vermelho 
Mitos e Deidades: Tyr 
Tarô: Justiça 
Período do Dia: das 05 às 06 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Tyr é uma das divindades teutônicas mais antigas, e em um passado distante pode ter desbancado Odin como líder dos deuses. Tyr era um deus da guerra, e a runa que ostenta seu nome representa, por conseguinte, vitória na batalha ou em qualquer situação em que haja um elemento de disputa ou competição. Os guerreiros das tribos teutônicas pintavam essa runa em seus escudos e armas, como uma proteção e para dar-lhes coragem e valor na batalha. Assim, TIR pode significar a natureza competitiva de muitas atividades de negócios, bem como daquelas formas de seleção cujas conclusões dependem da comparação do compromisso ou do desempenho dos participantes, como acontece no esporte, nos exames, nas entrevistas e nas propostas de emprego. Essa runa é um símbolo de justiça divina e de honra na guerra ou em duelo. É um símbolo de força de propósito, de força de vontade, e do impulso para um propósito maior. Em um nível mais imediato, simboliza vitória, coragem, o poder para atacar. É uma arma contra os inimigos através do esforço de se fazer mais forte. 

Mesmo quando não se é normalmente competitivo, o surgimento de TIR em um lançamento indica que este aspecto do seu caráter foi ativado, e está determinado a não ser vencido. Certas vezes, este sentimento nasce de uma sensação de estar sendo passado para trás, por outra pessoa ou pelas circunstâncias ou pode ser ocasionado por um entusiasmo irresistível pelo assunto em pauta. 

TIR é uma runa de motivação. Significa força de vontade e um espírito competitivo aliado a um envolvimento unidirecionado para um projeto ou um ideal que, sistematicamente, quebram todas as barreiras que ameaçam sua conclusão bem-sucedida. Usualmente, determina tanto um aumento de poder como um aumento de riqueza — às vezes ambos. Quando bem colocada em um lançamento rúnico, TIR representa a nossa escalada no mundo, ou na estima dos outros através do nosso próprio esforço. 

Algumas vezes, TIR pode indicar que se assumiu algum tipo de causa a que está se dedicando com zelo missionário. A causa pode ser pessoal ou humanitária, mas, em ambos os casos, geralmente nos vemos lutando pelo certo contra as forças do mal e da opressão, pois TIR é a runa do reformador, do ativista, do militante. Representa aqueles preparados para a luta metafórica ou real para assegurar o triunfo daquilo que vêem como justiça e honestidade. 

Porque TIR representa entusiasmo crescente, muito de sua interpretação recai sobre as runas que se seguem em um lançamento rúnico. Runas amplificadoras — especialmente runas de sucesso, como FEHU, EO e SOWELU — assinalam que se terá cada vez mais força; mas runas restritivas mostram que, apesar de se poder estar zangado e determinado a ir à forra, ou retificar uma injustiça, a oposição se prova mais forte que ele. 

TIR também tem o sentido de “viver para lutar novamente outro dia”, e por isso, é especialmente afortunado tê-la em um lançamento rúnico quando se está na expectativa de uma cirurgia, porque indica uma operação bem-sucedida, seguida de rápida convalescença. 

Quando lendo para um homem, TIR costumeiramente representa ele próprio, e muito pode ser conjeturado a respeito de sua perspectiva sobre a sua situação presente. Ereta, TIR indica resistência física e força moral. Normalmente, suspeita-se que se terá de lutar por seus direitos, ou por aquilo que se deseja, mas se está, não obstante, confiante em seu sucesso. Como com FEHU, que também quer dizer vitória a despeito de oposição, não é incomum encontrar TIR emparelhada com uma runa restritiva indicativa de obstáculos, ansiedade ou atraso. A menos que uma runa deste tipo indique fortemente o contrário, TIR geralmente vence. 

Para uma mulher, essa runa normalmente assinala a influência de um homem forte e determinado, que representará um grande apoio para ela no problema atual, ou que a ajudará em suas dificuldades. Às vezes, este homem é seu superior imediato, em outras um colega: sempre alguém que ela respeita ou admira de algum modo. Visto que o apoio mais efetivo que uma mulher pode dispor vem daquele a quem ama, TIR freqüentemente representa um namorado, amante, esposo ou pai, dependendo, é claro, de sua idade e condição. 

Quando emparelhada com LAGU, a iniciativa move a mulher e ela passa a agir em seu próprio interesse. Nessa situação, TIR significa que ela está preparada para lutar por seus direitos; que ela se vê numa posição moralmente superior, etc. todos os significados de fato associados a TIR para um homem. 

De modo inverso, quando lendo para um homem, a associação de TIR com MANNA, por exemplo, por emparelhamento ou proximidade, pode expressar ajuda de um superior ou colega de trabalho, ou mesmo de amigos poderosos. 

Por sua associação com sexualidade, TIR é um dos principais significadores de atração física e compatibilidade sexual, sendo um excelente augúrio para todas as questões referentes a romance, já que indica paixão aliada a fidelidade, afeição, e felicidade emocional. 

Por ser predominantemente masculina, em qualquer questão relacionada a amor ou casamento, TIR representa a metade masculina da equação sexual, independente do sexo de quem inquire. Assim, caso seja homem, TIR o representa; e se for mulher, a runa representa o homem em sua vida. 

Quando há mais de um homem na vida da mulher que inquire, TIR representa o homem por quem ela está mais interessada — aquele por quem está mais apaixonada na época da leitura. Usualmente, é aquele que entrou recentemente em sua vida — o amante, e não o marido. Julga-se as intenções deste homem pela posição de TIR — ereta, quer dizer honesto; reversa, desonesto — e pela runa emparelhada a TIR. Deste modo, torna-se fácil descobrir se o relacionamento é baseado somente na atração física (com PERTH reversa), e se conduzirá a uma felicidade duradoura (com WUNJO). 

Por fim, TIR é ainda associada a fertilidade e aumento, podendo se referir não apenas a fertilidade corporal, mas à fertilidade mental também e, sendo uma runa de vitória, normalmente revela idéias criativas construtivamente aplicadas. E para aqueles com interesses agrícolas, essa runa também se refere à fertilidade da terra e ao crescimento dos grãos. 

Significado Reverso: 

Reversa, TIR representa a falta ou negação daquelas qualidades que apresenta quando ereta, significando, por conseguinte, entusiasmo fraco, fracasso em empreendimentos competitivos, e à falta de fidelidade nos assuntos de amor e amizade. 

TIR reversa joga muita luz sobre o estado mental do homem. Nesse caso, revela que ele está inclinado a desistir face às dificuldades ou nem que está muito interessado em esforçar-se em seu próprio proveito. Pelo contrário, ele espera recompensas por direito divino e se os resultados não aparecem imediatamente em qualquer coisa que faça, ele desiste. Pode ter o mesmo sentido para uma mulher, quando TIR reversa é encontrada emparelhada ou proximamente associada a LAGU. 

Quando representando um estado mental, essa runa pode às vezes cair reversa em um lançamento rúnico com runas amplificadoras, geralmente significando que a situação irá melhorar a despeito do presente desânimo e falta de otimismo. 

Em seu reverso, TIR é uma runa indicativa de impaciência, aconselhando a não desistir, mas tentar um pouco mais por mais algum tempo. Quando emparelhada com runas de atraso, ou cercada por elas em um lançamento rúnico positivo, usualmente enuncia que se está experimentando “a escuridão antes da aurora”, e se terá paciência de esperar pelo amanhecer. 

Nas questões afetivas, TIR reversa declara que qualquer ligação na qual se esteja presentemente envolvido tende a não chegar a uma conclusão duradoura. O reverso desta runa é uma indicação de paixão masculina definhante. 

Para os casados, o reverso de TIR pressagia o início de um período de falta de entendimento e dificuldades de comunicação. Dependendo do tom das outras runas no lançamento, essa situação pode resultar tanto em separação e divórcio, como em eventual reconciliação. Óbvio, estes sentidos somente se aplicam quando se pergunta especificamente sobre seus problemas românticas ou matrimoniais. Referindo-se a outras questões, o reverso desta runa aponta para reveses e dificuldades em alguma outra área da vida. 

TIR reversa normalmente simboliza um fluxo reprimido de energia, em algum nível. Em um nível físico, pode denotar a necessidade de uma cirurgia, embora essa necessidade não tenha sido obrigatoriamente reconhecida tanto esterilidade de pensamento, quando surge para projetos criativos indicativa de um fluxo energético reprimido.

0 comentários: