As Runas: Sowelu

quarta-feira, abril 18

O Sol 

Pronúncia: souélu

Nomes Alternativos: sigel, sig, sol, sun, sigi, sugil, saugil, sowulo 

Significados Tradicionais: o sol 

Palavras-chave: radiância, ativação, entusiasmo, iluminação, rejuvenescimento

Usos Práticos: traz luz às coisas para que sejam vistas como realmente são. Fornece conhecimento e força em tempos tumultuados.

Usos Mágicos: fortalecimento dos centros psíquicos, aumento da vontade espiritual, iluminação espiritual, vitória e sucesso através da vontade individual.

Desafio: seja generoso como o sol!

Correspondências: 
Fonema:
Regência Planetária: Sol 
Pedra: Rubi 
Flor: Erva-de-São-João 
Número:
Classe Social: Operária 
Cor: Amarelo 
Mitos e Deidades: Sunna. Sagrado a Balder - o belo deus. A Roda Solar.
Tarô: Sol 
Período do Dia: das 13 às 14 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Há um tema recorrente universalmente, que diz que o Sol tem a habilidade de derrotar o mal. Em Latim, por exemplo, um dos títulos do Sol é “Invicto”, porque em qualquer batalha entre a Luz e a Escuridão, o Sol sempre sairá vitorioso. 

Simbolicamente, SOWELU representa o Sol no alfabeto rúnico, sendo, portanto, uma runa de vitória, de salvação, de proteção espiritual, e das forças da luz e da ordem arranjadas contra aquelas do caos e da escuridão. Seu aparecimento em um lançamento rúnico é uma promessa de sucesso e realização. Também revela que qualquer oposição que se possa estar experimentando, quando da leitura, é certa de ser verdadeiramente derrotada. 

É particularmente propício se retirar SOWELU em um lançamento rúnico, já que, geralmente, ela indica que, já que é assegurada uma resolução do problema, podemos nos dar ao luxo de relaxarmos um pouco e deixarmos os eventos tomarem o seu curso. Essa é uma runa de grande poder, colocando a força vital ao nosso alcance, indicando uma época de regeneração, que desce até mesmo ao nível celular. É tempo de se refazer de decepções passadas, e alcançar um objetivo, atingir um ideal pelo qual se pode ter lutado por muito tempo. 

Quando circundada por runas de negócio, como RAIDO ou WUNJO, e por runas materiais como NYD, OTHILA e, às vezes, FEHU, SOWELU freqüentemente exprime a idéia de que se é um viciado em trabalho, o tipo de personalidade que não consegue diminuir o ritmo. Ela realmente tem, todavia, a capacidade de se divertir o tanto quanto trabalha, e vale a pena sugerir que se aprenda a redirecionar algo de sua energia para propósitos recreativos. Para este tipo de pessoa, uma mudança é tão boa quanto — e costumeiramente muito melhor do que — um descanso. 

SOWELU regularmente surge para enunciar que a tensão e preocupação ocasionadas pelas dificuldades começam a cobrar seu preço. Quando esse é o caso,  SOWELU  intima que se dê uma parada, pois de outra forma esgotará sua energia nervosa. Porém, um pouco de descanso e repouso são, provavelmente, tudo o que se precisa para restaurar o equilíbrio. 

Certas vezes, quando emparelhada com runas restritivas, SOWELU revela que se tem uma tendência a lamuriar-se incessantemente sobre seus problemas, enquanto, ao mesmo tempo, experimenta uma relutância em fazer qualquer coisa a respeito deles; porém, é mais usual, nessa situação, SOWELU indicar que se é o tipo de pessoa que quer ser o único árbitro de seu próprio mundo, assim como o Sol é o centro do sistema solar. E quando as circunstâncias não permitem que seja assim, tornamo-nos aflitos e angustiados. Runas acompanhantes para se observar nesse contexto são runas de destino e runas de atraso, tais como WYRD, HAGALL, NYD, THORN e ISA. A mais problemática destas é NYD, que é a antítese natural de  SOWELU, sendo ao mesmo tempo runa de destino e de atraso. 

Em comum com outros filósofos antigos, o xamã teutônico via o Sol como o símbolo da força vital, a essência da vitalidade de todas as coisas vivas, incluindo a humanidade. SOWELU é, destarte, uma runa de saúde, usualmente significando energia e força abundantes conjugadas a uma perspectiva mental positiva. 

Contudo, como nas outras runas sem reverso, SOWELU pode surgir meramente para indicar que há preocupação com a saúde. São as outras runas no lançamento que revelarão se há base para preocupação, e se houver, como a doença tende a progredir. Runas amplificadoras especialmente aquelas relacionadas ao fluxo da força vital (como KANO e TIR), ou restauração do equilíbrio entre mente e corpo (como GEBO, DAG e ING), indicam que se possui fortes poderes naturais de recuperação e resistência. Sob essas circunstâncias, geralmente, o corpo expulsa rapidamente a doença, causando ao paciente o mínimo de debilidade e desconforto. 

Quando o lançamento rúnico consiste numa mistura de runas restritivas e amplificadoras, deve-se consultar com um médico, não alarmando demais: simplesmente apontando que o trabalho deste profissional é curar ou, ao menos, aliviar nossas dores. A esse respeito, é útil notar que ASS, JERA ou MANN em associação a SOWELU significa que um diagnóstico correto facilitará uma recuperação acelerada. Também, as runas GEBO, DAG e ING revelam que um peso é retirado da mente como resultado de uma confiança crescente, tanto na habilidade do médico como na eficácia do tratamento prescrito.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito agradecida! Gostei de sua explanação.

Fabrício César Franco disse...

Fico contente que tenha lhe servido. Volte quando quiser.

Anônimo disse...

Adorei!Achei que as suas observações
esclarecedoras.Parabéns!
Celene

Fabrício César Franco disse...

Fico satisfeito que minhas observações tenham lhe servido. Volte sempre!

Jean Willians disse...

Seu trabalho é incrível parabéns

Fabrício César Franco disse...

Grato, Jean.

Anônimo disse...

Lindo demais ,amei as proteções e cuidados