As Runas: Wunjo

quarta-feira, fevereiro 22

A Alegria

Pronúncia: uúndjo

Nomes Alternativos: wyn, wynn, wunna, winne, winja, wunnaz, vend, hunn

Significados Tradicionais: contentamento, glória, felicidade

Palavras-Chave: culminação, sucesso, alegria realizada, reconhecimento de realizações, recompensa, deleite, obtenção de resultados

Usos Práticos:  favorável para se verificar o melhor momento para a ação apropriada e assim alcançar uma conclusão satisfatória, encontrar alegria e bem-estar, construir autoestima, curar rusgas, lutar por perfeição, promover o companheirismo

Usos Mágicos: para sucesso em qualquer empreitada, motivar, completar uma tarefa

Desafio: tudo na vida é uma lição para nosso aperfeiçoamento — devemos olhar além do óbvio

Correspondências:
Fonema: W
Regência Planetária: Vênus e Saturno
Pedra: Diamante
Flor: Calandra
Árvore: Abeto
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Azul
Mitos e Deidades: Balder, Asgard
Tarô:
Período do Dia: das 21 às 22 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

WUNJO é a runa da frutificação. Chegou o momento de encerrar o trabalho e dedicar alguma atenção a si mesmo. Suscita uma consciência de autovalorização e reconhecimento da divindade dentro de todas as criaturas, e como tal pode ser tomada como a runa da autoestima. É, portanto, o poder que constrói a autoconfiança — não a vaidade do egoísmo e enfatuada auto-importância, mas a humildade de saber seu valor na totalidade das coisas. A mudança já ocorreu, e agora pode-se receber livremente seus benefícios, sejam materiais, afetivos ou espirituais. É saber apreciar cada detalhe da vida e se regozijar de cada novo momento. Representa o êxtase da alegria interior. É a runa da restauração das forças. É a luz que finalmente atravessa as densas nuvens e se reflete nas águas fazendo a beleza brilhar.
            
WUNJO sempre representa alegria e felicidade vindas de encontro às expectativas, e é um excelente augúrio, pressagiando um final que é tanto satisfatório como afortunado. Implica em tudo que é amável e belo, e uma atitude de inocência infantil, indicado um ideal pelo qual devemos lutar.
            
Essa runa também simboliza a alegria no trabalho, especialmente se o trabalho é criativo e/ou requer diligência física. A criatividade nesse contexto se refere principalmente ao trabalho feito com as mãos, mais do que aquele que requer esforço ou destreza mental — apesar da conjugação de WUNJO com ASS poder vergar-se nessa direção. O aparecimento de WUNJO pode, às vezes, designar que a pessoa sobre quem se inquire é um artista, um artesão ou um artífice.
            
Com runas que significam romance, WUNJO expressa felicidade e um afeto profundo e duradouro. E porque seu sentido é alegria, quando WUNJO aparece com runas mensageiras, ela indica o recebimento de boas novas. Essa runa costuma determinar que as notícias vêm de longe — possivelmente do exterior. Com runas viajoras, WUNJO indica que uma viagem ao exterior terá sucesso.
            
Normalmente essa runa representa o objeto das afeições. Usualmente, quando tem essa conotação, mostra o amado participando de alguma atividade que leva a um resultado alegre. Dependendo da runa conjugada, essa atividade pode envolver viagem ou negócios — às vezes, ambos.

Significado Reverso:

Quando reversa, WUNJO pressagia miséria e infelicidade. Se a pergunta se refere à viagem, haverá aborrecimentos durante seu transcorrer ou que não será bem-sucedida. Se a pergunta se refere a trabalho, não haverá felicidade no emprego atual, ou não se ficará satisfeito com o desempenho obtido. Se a pergunta se refere a amor, então se deve esperar um desapontamento da magnitude apontada pelas runas associadas (exemplo, se será um incidente menor ou uma ruptura definitiva).

Ao se referir a um caso de amor ou um negócio em perspectiva, WUNJO reversa geralmente indica que uma terceira parte causará problemas, usando táticas de atraso ou encorajando a fricção entre as duas partes envolvidas. É um aviso de jogo duplo e arranjos clandestinos conduzidos por oponentes.

Seja a questão relacionada a viagem, a negócios ou a romance, WUNJO reversa significa a necessidade de precaução, e sempre que possível deve-se adiar quaisquer decisões importantes. Pois, em seu reverso, WUNJO traz falsas suposições, que levam a falsas conclusões, não importando o quão perfeita seja a lógica. Menciona uma atitude negligente e impulsiva de quem age primeiro e rápido, e então se arrepende de tê-lo feito. Dependendo da situação na qual se situe, este adiamento pode ser de dias, semanas ou meses; e desde que o número associado à WUNJO é seis, então pode ser um aviso de atraso de seis dias, seis semanas ou seis meses.

6 comentários:

Nanda disse...

Estou achando bem interessante esse passeio pelo mundo das runas. Dá até uma certa saudade de quando meu lado esotérico estava mais ativo. =)

Fabrício César Franco disse...

Nanda,

Que bom que está sendo útil. Tomara que você se anime e até volte a estudar/usar um pouco mais do tema.

Abraço!

Anônimo disse...

Ainda sem entender, Passado saiu Agiz, Presente Agiz Invertida e Futuro Wunjo Invertida a pergunta foi para área financeira. Alguém me ajuda?

Fabrício César Franco disse...

Como foi possível sair a mesma runa duas vezes, se há apenas uma em cada runemal?

Anônimo disse...

Deve ser, foi jogado 3 vezes, Algiz saiu falando do meu passado, foi jogado de novo saiu Algiz Invertido para meu presente e saiu a Wunjo Ivertida para meu futuro.

Fabrício César Franco disse...

Isto não está certo. Cada runa só sai numa jogada rúnica uma única vez. Se você tirou duas vezes a mesma runa, está jogando errado, por isso a dificuldade de interpretação. Siga as regras e, assim, obterá a resposta (ou respostas) adequadas.