As Runas: Raido

quarta-feira, fevereiro 1

A Viagem

Pronúncia: ráido

Nomes Alternativos: rad, rit, radh, reid, reda, rait, rat, raidha

Significados Tradicionais: carruagem, deslocamento, jornada

Palavras-Chave: medida, controle e direção, equilíbrio e ritmo, desenvolvimento cíclico, julgamento equilibrado

Usos Práticos: favorável para expandir a atenção, ganhar acesso à sabedoria interior, ficar afinado com os próprios ritmos pessoais, fazer julgamentos equilibrados, ver as coisas em sua perspectiva adequada

Usos Mágicos: para proteção dos viajantes, facilitar ou provocar mudanças, religar

Desafio: tome controle de sua própria vida para que assim possa governar sua direção

Correspondências:
Fonema: R
Regência Planetária: Mercúrio e Nódulo Norte
Pedra: Crisópraso
Flor: Boca-de-Dragão
Árvore: Carvalho
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Preto
Mitos e Deidades: Thor, a Jornada de Sigurd
Tarô: Mundo
Período do Dia: das 10 às 11 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

RAIDO diz respeito à conexão entre dois lados, à aproximação de dois elementos. É movimento e direção, sem a qual não se saberia onde se está. Já que implica em movimento de um lugar para outro, pode significar uma visita aos amigos, férias, ou qualquer peregrinação com algum evento comemorativo como ápice. Algumas vezes, essa runa expressa uma viagem segura e agradável, sem atrasos, acidentes ou frustrações, e, ao invés de amigos e celebração na chegada, pode indicar uma jovial companhia, ou companhias.

Em tempos remotos, o único modo de uma mensagem ser despachada era por escrito, ou através da palavra oral, se o remetente não soubesse escrever. Portanto, assim como o seu significado ativo é “sair em viagem”, RAIDO possui o significado passivo de “receber uma mensagem”. Hoje em dia, temos muitas maneiras pelas quais as notícias podem nos chegar, e RAIDO pode significar quaisquer delas: telefone, telegrama, carta — a mensagem pode não ser dada face a face, apesar de ser mandada verbalmente. O meio de comunicação moderno que melhor responde a essa descrição é o telefone; então, no presente, RAIDO enuncia, no mais das vezes, uma mensagem telefônica, quando significando recebimento de notícias. Essa mensagem pode ser inesperada ou súbita. Tanto a notícia pode ser inesperada, como vir em um momento inesperado.

RAIDO pode ainda apontar que o período é bom para iniciar debates ou negociações. Nesse contexto, em todas as questões relativas a diferença de opinião, o aparecimento de desta runa em um lançamento rúnico sugere que, apesar de ter de existir concessões de ambas as partes, uma solução satisfatória e mutuamente benéfica pode ser obtida.

Pode se estender a ideia de movimento, intrínseca a essa runa, para cobrir qualquer forma de ação. RAIDO pode, portanto, simbolizar que qualquer ação contemplada no momento deve ser executada agora, pois essa runa é um augúrio afortunado, indicando que se pode prosseguir confiante com seus esquemas. Pode ainda significar que se passa por um período propício a todas as formas de pensamento lógico: tática, estratégia, e a formulação e revisão de planos em geral.

Além dos mensageiros ou buscadores de notícias, outros viajantes nos tempos antigos incluíam negociantes e comerciantes, e devido a essa associação com o comércio, RAIDO geralmente é sinal de que o momento é bom tanto para comprar, como para vender, dependendo das circunstâncias. Pode pressagiar uma viagem de negócios — especialmente quando emparelhada com outras runas de negócios ou runas de dinheiro.

Com runas adversas, RAIDO às vezes menciona uma situação ambivalente e ambígua. Pode ser um aviso para que não se espere muito das palavras ditas pelos outros, e que mesmo as palavras escritas podem ser falsas. É necessário ler documentos e contratos, prestando atenção particular às proverbiais “letras miúdas”, e deve assegurar-se de que as palavras significam exatamente aquilo que se está entendendo. Provavelmente, outras runas no lançamento revelarão onde mora o perigo; por exemplo, com PERTH reversa, ela designa rompimento de compromisso; com ALGIZ reversa, há a possibilidade de se ser passado para trás.

RAIDO pode também indicar que se têm duas escolhas de mesma importância em certo curso de ação, onde ambas as propostas parecem igualmente convidativas e não se consegue decidir qual delas escolher. Isso pode se relacionar a uma escolha entre dois amores, ou empregos, ou duas oportunidades de carreira, onde todas as opções parecem boas.

Essa runa pode ocasionalmente referir-se a educação formal, estudos, exames, ou ensinamentos. Mas isso é muito mais um sentido auxiliar, que usualmente se aplica somente quando RAIDO se encontra emparelhada com ASS, quando ela reforça o simbolismo desta. Algumas vezes, então, se reportará ao seu sentido primário de viagem, implicando que será necessário para o estudante em perspectiva abandonar o lar para frequentar uma universidade, um colégio ou uma escola.

Significado Reverso:

Essa runa reversa chama a atenção para a necessidade de se fazer uma viagem numa época imprópria, ou por uma razão inconveniente. Normalmente significa uma viagem súbita para visitar um parente ou amigo doente. Alternativamente, RAIDO reversa pode querer dizer que parentes ou amigos podem decidir prestar uma visita em tempo inoportuno.

Para o viajante, pode denotar dificuldades em trânsito: atrasos, transtornos, quebras, conexões perdidas, perda de direção, perda ou troca de bagagem — enfim, quaisquer problemas que podem acometer a um viajante atualmente.

Não importa qual área inquirida, RAIDO reversa mostra as intenções sendo arruinadas. Não importa quão bem fundamentados os planos estejam, alguma contingência imprevista os estragará.

A intransigência faz com que as negociações se interrompam. Ou argumentos que ocorrem porque cada parte quer impor seu ponto de vista sem qualquer consideração pelas outras pessoas envolvidas.

Em consequência, tende-se a ser um perdedor nas transações comerciais, às vezes através de fraude deliberada, outras vezes por não se assumir uma atitude profissional condizente. 

3 comentários:

Nanda disse...

Não se se existe uma correspondência, mas me fez lembrar, no Tarot, da carta: O Carro.

Fabrício César Franco disse...

Nanda,

A correspondência tarológica tradicional é com o Mundo... Mas vou pesquisar mais a respeito.

Abraço e bem-vinda por aqui!

Cleber Otávio disse...

Muito Legal o blog, esta postagem sobre esta Runa está muito assertiva, Sou Tarólogo e inevitávelmente buscamos associações, mas acho sempre bastante difícil, porque mesmo ambos sendo oráculos de Natureza Lunar, são Alfabetos muito diferentes. Claro que a associação é bem vinda sempre no sentido de aprender e se aproximar das Runas, mas no que tange a interpretação procuro me fixar sempre no oráculo em Questão. Quero Finalizar te agradecendo por dividir o conhecimento que teus guias dispõe através de ti,
Muito Obrigado!
Que a Deusa Mãe o Abençoe hoje e sempre.
Cléber Psicocompe Ilú.

cleberotavio.blogspot.com
Escrevo poesias e textos magistas, ficaria honrado com sua apreciação.