As Runas: Kano

quarta-feira, fevereiro 8

A Tocha

Pronúncia: cano

Nomes Alternativos: cen, ken, kaan, kenaz, kusma, kaun, chaon

Significados Tradicionais: tocha, fogo, forja

Palavras-Chave: clareza de pensamento, habilidade analítica, expressão construtiva, entusiasmo, intensidade

Usos Práticos: conveniente para expressar-se mais claramente, trazer à luz as mudanças que precisam ser feitas, gerar o fogo do entusiasmo, alcançar a clareza de pensamento, transformar o conhecimento em entendimento

Usos Mágicos: para inspiração criativa, ajuda nos estudos, fertilidade, afastamento da ansiedade e do medo

Desafio: tenha a certeza de que o que se pretende fazer está corretamente estruturado no início para que não se “queime”

Correspondências:
Fonema: C (como em claro)
Regência Planetária: Marte e Sol
Pedra: Hematita
Flor: Rosa Selvagem
Árvore: Pinheiro
Número: 3
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Amarelo
Mitos e Deidades: Nerthus, Mimir, os Anões, Muspellheim
Tarô: Enforcado
Período do Dia: das 19 às 20 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Essa é a runa da abertura, da claridade renovada, da expulsão das trevas que estiveram amortalhando nossa vida. Igualmente, KANO representa energia, força, poder e positividade. Essa é a runa das atividades matinais, da seriedade, da objetividade e da concentração, essenciais para o início de um trabalho. É uma runa fortemente criativa, e a criatividade por ela prognosticada pode ser tanto corporal como mental.
           
A luz de KANO providencia a clareza de pensamento que se requer para a visualização de detalhes essenciais e para suscitar o fogo do entusiasmo, que é necessário para dar a uma ideia sua existência física. Em outras palavras, abraça a habilidade de criar, ganhar iluminação, jogar luz sobre um problema — a imagem da lâmpada que se acende sobre a cabeça de quem teve uma ideia.

O conhecimento obtido através da influência de KANO geralmente aparece na forma de uma inspiração súbita, que nos torna aptos a ver claramente a resposta que estava escondida. Essa forma de sabedoria é mais estritamente associada com o hemisfério direito do cérebro, já que não surge do esforço consciente mas do se abrir passivamente à sua influência, para que ocorra.
            
A proteção oferecida por KANO é a seguinte: quanto mais luz se tiver, melhor se poderá ver o que está obsoleto e sem sentido nos hábitos adquiridos. É um augúrio feliz, indicando um período quando se está protegido das dificuldades e desgraças da vida; ou essa proteção pode simplesmente significar que não se tentará nada além da própria capacidade ou força.
            
Essa runa é significativa de boa saúde e fortes poderes de recuperação. Porque KANO representa positividade em qualquer nível, ela sugere que uma atitude positiva ajudará na recuperação. E, como em saúde essa runa designa recuperação, então, por extensão, pode expressar recuperação de uma situação adversa. Por essa razão, é um dos símbolos mais profícuos a aparecer em um lançamento rúnico sempre que se está experimentando dificuldades de qualquer sorte.
            
Quanto aos relacionamentos, o aparecimento de KANO em um lançamento rúnico normalmente anuncia um novo relacionamento afetivo. E porque KANO denota o parceiro masculino em um relacionamento, pode simbolizar a oferta de algo ao parceiro feminino. Pode ser um pequeno presente ou uma lembrança cara; uma oferta de ajuda ou uma proposta de casamento ou um tipo totalmente diferente de proposta.
            
Mas KANO pode representar o parceiro ativo em qualquer relacionamento polarizado. Em outros relacionamentos que não encerram um aspecto sexual, o parceiro ativo é aquele em posição superior; a pessoa responsável por, ou tendo algum controle sobre o parceiro receptivo. Pode ser de pai para filho, de professor para aluno, de patrão para empregado, retendo o mesmo significado de quando se referindo a um relacionamento amoroso: uma dádiva ou oferecimento da pessoa representada pelo polo ativo à pessoa que é representada pelo polo passivo.
            
Caso seja a parte passiva no relacionamento, as runas associadas a KANO designam se o presente ou oferecimento deve ser aceito, e quais os motivos que jazem por trás disso. Quando se é o parceiro ativo no relacionamento, as runas associadas mostram se a proposta será aceita ou não. O “presente” dado pelo homem para mulher pode ser uma criança — e KANO conjugada a runas expressando fertilidade física (BERKANA, ING, HAGALL) habitualmente pressagia um nascimento físico — enquanto com runas que implicam habilidade linguística ou artística (ASS, RAIDO, WUNJO, ALGIZ), KANO aponta um trabalho criativo inspirado pelo amor físico, como quando Dante foi inspirado por Beatriz.

 Significado Reverso:

Ao invés de “novo” e “começo”, KANO reversa sugere “fim” e “término”. Ao invés de um presente ou oferecimento, implica em perda, ou em cancelamento da oferta. Pode ser indicativa de perda de amor, de amizade, de emprego, de posição ou de poder. Sempre expressa perda de algo ao qual se atribui grande valor.
            
Quando KANO reversa está associada a runas amplificadoras, a perda pode ser apenas transitória: se perda de amor, haverá uma reconciliação; se perda de emprego, outro serviço será em breve encontrado; se perda de uma posse, essa também será recuperada. Com runas de atraso, como ISA, OTHILA reversa, ou NYD, KANO reversa algumas vezes enuncia que a perda ou extravio de algum item causa atraso ou age como um obstáculo ao progresso, acompanhado de ansiedade.
            
Em um lançamento rúnico a respeito de relacionamentos (e não somente aqueles que envolvam só o aspecto sexual), o reverso de KANO normalmente denota duas pessoas que cresceram separadas uma da outra, ou pode mostrar que um parceiro — comumente aquele originalmente considerado passivo ou receptivo — sobrepujou o outro. Pode querer dizer que a criança cresceu e não requer mais o controle paterno, ou que o aluno se igualou ou ultrapassou o professor e não tem mais nada a aprender com essa fonte.

Essa situação é particularmente dolorosa no amor e na amizade, porque, diferentemente dos outros tipos de relacionamentos descritos, não há meio lógico de explicar o que houve de errado. Todos supõem que a criança e o aluno algum dia superem a tutela do pai e do professor, mas a sociedade espera que marido e mulher fiquem mais juntos com o passar do tempo. Amigos, também, se separam por nenhuma razão, senão aquela que diz que cada um está desenvolvendo linhas de vida diferentes, expandindo para áreas distintas da vida.

Em questões relativas a amor, a parceiros de casamento ou a relacionamentos de amizade, o emparelhamento de KANO reversa com NYD (especialmente quando essa última também está reversa) determina que se está enredando numa situação fracassada, incapaz de aceitar que já aconteceu uma alteração sutil, mas radical. Deve ser apontado que qualquer tentativa de se permanecer no relacionamento trará apenas mágoa e infelicidade a ambas as partes.

4 comentários:

Nanda disse...

Estou precisando de clareza de pensamento, entusiasmoe inspiração... Pena que a gente não pode escolher as runas; elas que 'nos escolhem'.

Fabrício César Franco disse...

Nanda,

Mas há modos de pedir a proteção rúnica, desenhando-se a runa requerida nos locais onde você tem mais acesso, tais como quartos e salas, e em pequenos objetos, como, por exemplo, papeis para se levar na carteira, etc.

carolina Martins disse...

Comprei um colar com de runa kano, e justamente tem a ver com o meu signo de cancÊr pelo que eu li..
Eu uso o colar do lado que esta desenhado o símbolo ou uso ele ao lado contrário para ninguém ver o símbolo que está na runa.?

Fabrício César Franco disse...

Carolina,

O símbolo é para ser visto. As runas sempre foram esculpidas a olhos vistos, para que ficassem de sinal para quem as visse.