As Runas: Hagall

quarta-feira, fevereiro 29

O Granizo

Pronúncia: ragal

Nomes Alternativos: hagalaz, hoel, haegl, hagel, haal, hagl

Significados Tradicionais: granizo, nevasca, ruptura

Palavras-Chave: liberação dramática, nascimento, correção de desequilíbrio, adversidade vantajosa

Usos Práticos: vantajosa para se manter a calma quando se está sendo provocado, uma ajuda para transformar influências hostis ou adversas em resultados benéficos, banir influências indesejáveis, desenvolver intuição estruturadamente a fim de que não saia do controle, focar as intenções

Usos Mágicos:  para remover influências indesejáveis, quebrar padrões destrutivos

Desafio: aceite o desafio de uma situação aparentemente adversa — confie em si mesmo para discernir as coisas e tirar vantagem do momento

Correspondências:
Fonema: H
Regência Planetária: Saturno (Passiva)
Pedra: Ônix
Flor: Orquídea
Árvore: Freixo da Montanha
Número: 8
Classe Social: Operária
Cor: Branco
Mitos e Deidades: Heimdall, Ragnarok, Loki, Gigantes do Gelo
Tarô: Sacerdotisa
Período do Dia: das 11 às 12 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Compreender que a vida no universo material nos impõe certas limitações naturais; aprenda a viver dentro destas limitações e desse modo seja feliz — tudo isto constitui atributos desta runa. Sendo HAGALL uma daquelas runas que não possuem posição reversa, pode-se dizer que essa injunção é imutável, que quem concordar com isto será feliz e próspero, enquanto aquele que ignorar essa injunção encontrará tristeza e fracasso.
            
O mnemônico escolhido pelo xamã teutônico para representar essa faceta de seu conhecimento foi “granizo”. Diferente da chuva, o granizo pode danificar a colheita se essa estiver ainda nos campos.
            
O xamã era perito na arte de controle do clima, mas ele também entendia que a Terra representava uma unidade ecológica, e quem adulterasse seriamente essa unidade estava trocando benefícios a curto prazo por desastres a longo prazo. Por essa razão, o xamã de todas as culturas primitivas somente interferia com as condições climáticas depois de um período prolongado de um tipo de clima — um período longo de seca, ou um período longo de chuvas. Ele não interferia no clima com base no dia-a-dia, entendendo que os agricultores deviam trabalhar dentro do padrão das estações, e que o quanto mais próximo a humanidade trabalhasse com a natureza, mais sucesso ela alcançaria.
            
HAGALL representa, portanto, todos os eventos que jazem fora do nosso controle. Estes eventos podem ser bons ou maus, mas já que essa runa indica a interferência de uma força impessoal (tal como a natureza, que faz chover tanto para os que necessitam como para os que não precisam) na vida de todos, e já que muitas pessoas reagem negativamente ao serem tratadas com impessoalidade, HAGALL freqüentemente assume um significado desafortunado. Usualmente, expressa uma ruptura, e se refere àquelas áreas da vida que não podem ser acuradamente estimadas quando planejando o futuro, por não estarem sob o nosso controle. Assim, os eventos pressagiados por essa runa geralmente nos surpreendem de uma maneira repentina e inesperada, podendo constituir um choque ou (ao menos) uma surpresa. Outras runas acompanhantes habilitarão uma avaliação desta “surpresa”, se será agradável ou não.   Visto que essa runa está fortemente conectada à natureza e acontecimentos naturais, às vezes designa um evento natural que irrompe, como doença, morte, um casamento, ou um nascimento. Essa ruptura pode ou não causar o abandono do nosso prévio curso de ação, dependendo das runas associadas. Não se deve pensar, entretanto, na ruptura como um evento colérico, já que este é um poder de mudança natural, necessário para corrigir qualquer desequilíbrio e criar condições para o crescimento e o desenvolvimento. Não se deve interpretar como punição divina por algum erro imaginado, quando, de fato, é mero modo de trazer a atenção para um padrão recorrente na vida. Infelizmente, estes tipos de evento têm uma tendência a repetir-se com uma severidade cada vez maior, até que a lição seja aprendida e o padrão seja quebrado. Por exemplo, alguém que precise abandonar sua dependência de certo tipo de pessoa, vai se achar em relacionamentos com tais pessoas vezes sem conta, com resultados mais e mais desastrosos, até que reconheçam o padrão emanado dela mesma e quebre-o por vontade própria. Mas, em qualquer caso, essa ruptura dura por um longo tempo. Retirar essa runa em um lançamento indica uma necessidade premente da Psique em se libertar de uma identificação restrita com a realidade, destruindo-se o obsoleto e removendo-se o irrelevante.
            
Algumas vezes, HAGALL mostra que o futuro jaz nas mãos de outra pessoa. Em alguns casos, se está cônscio de que uma decisão concernente ao seu futuro está para se fazer; em outros, é abençoado por não saber o que se passa. Porque HAGALL é uma runa impessoal, essa decisão normalmente repousa nas mãos de um grupo de pessoas: uma comissão de diretores, um conselho municipal, um corpo governamental, uma corte de justiça, um tribunal ou um comitê. Mesmo quando a decisão parece repousar em uma única pessoa, tem-se pouco ou nenhum contato pessoal com ela, que age dentro de uma série de regras ou condições que impedem tanto a maldade como os favores pessoais.
            
E já que o evento prognosticado por HAGALL é apontado como um “ato de Deus” (ou da Mãe Natureza, dependendo do ponto de vista) ou um ato de alguma burocracia impessoal, em geral toma-se ciência dele através de um intermediário ou de uma correspondência oficial. Em conseqüência, essa runa pode enunciar o recebimento de notícias, sobre algum acontecimento natural ou sobre uma decisão tomada por uma grande e influente organização, limitando ainda mais o contato pessoal.
            
Em um lançamento rúnico afortunado, HAGALL pode representar uma interrupção, mais do que uma ruptura, resultando que os assuntos continuarão como estavam antes. Isto é especialmente verdadeiro quando HAGALL está emparelhada com uma runa de atraso, como ISA, NYD ou OTHILA reversa. Alternativamente, a ruptura pressagiada por HAGALL pode fazer com que se mude a direção completamente. Como sempre, muito depende das outras runas no lançamento, particularmente aquelas que seguem depois de HAGALL. Certas vezes, a ruptura predita pode ser afortunada, como quando HAGALL menciona uma decisão governamental favorável mas inesperada. Ou pode trazer condições favoráveis, desviando-nos de um curso de ação desfavorável ou de um sucesso moderado — mesmo que este desvio possa ser grandemente amaldiçoado ou deplorado na época.
            
Um dos eventos naturais que o xamã teutônico observava HAGALL presidir era o nascimento, e, freqüentemente, essa runa significa fertilidade de mente e de corpo, quando emparelhada com uma das runas de criatividade, como KANO e TIR, ou com outras runas da fertilidade, como BERKANA, LAGU ou ING.
            
Porque as situações descritas por essa runa podem ser propícias ou reversas, HAGALL implica na própria vida como um jogo. Geralmente, essa runa surge quando se está enfrentando grande risco que, caso se salde, resultará em segurança financeira, realização emocional ou saúde restaurada. HAGALL emparelhada com FEHU ou JARA denota um retorno próspero por meio de trabalho árduo e esforço investido, mas combinada a PERTH significa um ganho na loteria, em um bolo de apostas ou numa competição. Já com FEHU ou PERTH reversas, declararia fracasso nos respectivos campos.

As Runas: Wunjo

quarta-feira, fevereiro 22

A Alegria

Pronúncia: uúndjo

Nomes Alternativos: wyn, wynn, wunna, winne, winja, wunnaz, vend, hunn

Significados Tradicionais: contentamento, glória, felicidade

Palavras-Chave: culminação, sucesso, alegria realizada, reconhecimento de realizações, recompensa, deleite, obtenção de resultados

Usos Práticos:  favorável para se verificar o melhor momento para a ação apropriada e assim alcançar uma conclusão satisfatória, encontrar alegria e bem-estar, construir autoestima, curar rusgas, lutar por perfeição, promover o companheirismo

Usos Mágicos: para sucesso em qualquer empreitada, motivar, completar uma tarefa

Desafio: tudo na vida é uma lição para nosso aperfeiçoamento — devemos olhar além do óbvio

Correspondências:
Fonema: W
Regência Planetária: Vênus e Saturno
Pedra: Diamante
Flor: Calandra
Árvore: Abeto
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Azul
Mitos e Deidades: Balder, Asgard
Tarô:
Período do Dia: das 21 às 22 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

WUNJO é a runa da frutificação. Chegou o momento de encerrar o trabalho e dedicar alguma atenção a si mesmo. Suscita uma consciência de autovalorização e reconhecimento da divindade dentro de todas as criaturas, e como tal pode ser tomada como a runa da autoestima. É, portanto, o poder que constrói a autoconfiança — não a vaidade do egoísmo e enfatuada auto-importância, mas a humildade de saber seu valor na totalidade das coisas. A mudança já ocorreu, e agora pode-se receber livremente seus benefícios, sejam materiais, afetivos ou espirituais. É saber apreciar cada detalhe da vida e se regozijar de cada novo momento. Representa o êxtase da alegria interior. É a runa da restauração das forças. É a luz que finalmente atravessa as densas nuvens e se reflete nas águas fazendo a beleza brilhar.
            
WUNJO sempre representa alegria e felicidade vindas de encontro às expectativas, e é um excelente augúrio, pressagiando um final que é tanto satisfatório como afortunado. Implica em tudo que é amável e belo, e uma atitude de inocência infantil, indicado um ideal pelo qual devemos lutar.
            
Essa runa também simboliza a alegria no trabalho, especialmente se o trabalho é criativo e/ou requer diligência física. A criatividade nesse contexto se refere principalmente ao trabalho feito com as mãos, mais do que aquele que requer esforço ou destreza mental — apesar da conjugação de WUNJO com ASS poder vergar-se nessa direção. O aparecimento de WUNJO pode, às vezes, designar que a pessoa sobre quem se inquire é um artista, um artesão ou um artífice.
            
Com runas que significam romance, WUNJO expressa felicidade e um afeto profundo e duradouro. E porque seu sentido é alegria, quando WUNJO aparece com runas mensageiras, ela indica o recebimento de boas novas. Essa runa costuma determinar que as notícias vêm de longe — possivelmente do exterior. Com runas viajoras, WUNJO indica que uma viagem ao exterior terá sucesso.
            
Normalmente essa runa representa o objeto das afeições. Usualmente, quando tem essa conotação, mostra o amado participando de alguma atividade que leva a um resultado alegre. Dependendo da runa conjugada, essa atividade pode envolver viagem ou negócios — às vezes, ambos.

Significado Reverso:

Quando reversa, WUNJO pressagia miséria e infelicidade. Se a pergunta se refere à viagem, haverá aborrecimentos durante seu transcorrer ou que não será bem-sucedida. Se a pergunta se refere a trabalho, não haverá felicidade no emprego atual, ou não se ficará satisfeito com o desempenho obtido. Se a pergunta se refere a amor, então se deve esperar um desapontamento da magnitude apontada pelas runas associadas (exemplo, se será um incidente menor ou uma ruptura definitiva).

Ao se referir a um caso de amor ou um negócio em perspectiva, WUNJO reversa geralmente indica que uma terceira parte causará problemas, usando táticas de atraso ou encorajando a fricção entre as duas partes envolvidas. É um aviso de jogo duplo e arranjos clandestinos conduzidos por oponentes.

Seja a questão relacionada a viagem, a negócios ou a romance, WUNJO reversa significa a necessidade de precaução, e sempre que possível deve-se adiar quaisquer decisões importantes. Pois, em seu reverso, WUNJO traz falsas suposições, que levam a falsas conclusões, não importando o quão perfeita seja a lógica. Menciona uma atitude negligente e impulsiva de quem age primeiro e rápido, e então se arrepende de tê-lo feito. Dependendo da situação na qual se situe, este adiamento pode ser de dias, semanas ou meses; e desde que o número associado à WUNJO é seis, então pode ser um aviso de atraso de seis dias, seis semanas ou seis meses.

As Runas: Gebo

quarta-feira, fevereiro 15



A Dádiva

Pronúncia: guêbo

Nomes Alternativos: gyfu, gibo, giba, gibor, gipt, gewa

Significados Tradicionais: oferenda, associação, generosidade

Palavras-Chave: dar e receber, ligação e vínculo, compensação, troca justa, respeito aos limites, generosidade e compaixão

Usos Práticos: auxilia no uso mais eficiente do tempo para que o que é esperado retorne de modo recompensador, receber mais dando mais, amarrar relacionamentos pessoais, entrar em parceria ativa com seu “eu superior”

Usos Mágicos: para encontrar ou fortalecer um relacionamento, para fertilidade, para marcar                         um presente ou oferenda, para trazer sorte

Desafio: tudo o que se recebe requer algo em troca para preservar o equilíbrio do universo;                esteja preparado para aceitar as conseqüências de seus atos

Correspondência:
Fonema: G
Regência Planetária: Vênus (Ativa)
Pedra: Opala
Flor: Amor-Perfeito
Árvore: Olmo
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Vermelho
Mitos e Deidades: Sif, Sigurd e Brunhilda, o tratado entre os Aesires e os Vanires
Tarô: Estrela
Período do Dia: das 20 às 21 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Essa runa representa uma dádiva, um ato de hospitalidade ou piedade, ou um sacrifício — no sentido de dar algo de valor em troca de uma bênção que foi recebida ou antecipada. Para os viajantes teutônicos, vivendo numa sociedade onde a população ainda era esparsa, a hospitalidade podia muito bem ser a diferença entre a vida e a morte. Além do mais, essa runa nos lembra do ditado: “uma dádiva demanda uma dádiva”.
            
GEBO simboliza uma união ou parceria de algum tipo, podendo tomar a forma de uma parceria de negócios afortunada ou uma união amorosa de sucesso. Mas aqueles que participam da associação devem prestar atenção para não se deixarem engolir por ela. Pois, se há grandes chances de acontecer uma união de sucesso, isso ocorre desde que as pessoas envolvidas respeitem o modo de ser de cada um. O importante é encontrar o ponto de equilíbrio, tanto no amor quanto nas atividades profissionais. Essa runa indica o momento apropriado para se estabelecer uma harmonia entre as emoções e a maneira de demonstrá-las. O conteúdo simbólico de equilíbrio desta runa está no seu hieróglifo, bilateralmente simétrica por todos os ângulos de observação.
            
Já que GEBO tem por significado uma dádiva, geralmente é uma indicação de generosidade: abrange da generosidade de espírito a uma oferta em dinheiro; de uma pequena lembrança a um presente caro. A dádiva associada a essa runa pode não ser material, nem estar dentro de nossa capacidade de dá-la, sejamos ricos ou pobres — a dádiva do tempo. Quando damos de nosso tempo, estamos dando de nossa vida, pois nossa vida terrena está condicionada e confinada pelo tempo. Como tudo que tem uma existência física, a Terra tem sua duração. Dura somente um determinado número de anos. Há um constrangimento temporal em nossa existência física. Tempo é nossa vida. Portanto, quando devotamos tempo a alguém, quando trabalhamos em alguma coisa, quando nos concentramos num empreendimento em particular, estamos colocando nossa vida nisso. Esse tempo — essa porção de nossa vida que está sendo dada ou “sacrificada” — é muito mais valiosa do que qualquer objeto físico que possamos comprar, porque é parte de nós. É parte de nossa vida. Tempo é uma dádiva. Nosso tempo — nossa vida — na Terra é uma dádiva que nos foi dada para a melhoria de nosso desenvolvimento individual.
            
É mais usual, entretanto, GEBO prognosticar um desenvolvimento importante em um relacionamento afetivo. Com isso, pode querer dizer noivado ou casamento, pois nessas ocasiões o casal é tradicionalmente presenteado.
            
Em um nível mais simples, GEBO indica unidade de ação e intenção, resultando em um sentimento de ligação unívoca com o mundo, onde se experimenta um profundo sentimento de paz e contentamento e, quando precedido por dificuldades, alívio.
            
Como GEBO não possui posição reversa, há que se usar da intuição para acessar acuradamente sua mensagem. Geralmente é uma indicação positiva, e quando cai numa posição onde significa resultado, é sempre um bom sinal.
            
Uma palavra de aviso, contudo: essa runa tem por hábito surgir meramente para referir-se a que a leitura diz respeito. Assim, uma mulher cujo casamento está terminando, pode tirar GEBO, FEHU reversa e RAIDO reversa. GEBO revela que ela está preocupada com seu relacionamento com o marido, mas são as outras runas que mostram como o relacionamento tende a acontecer — FEHU reversa mostrando dificuldades em se manter o “status quo” e a possível deterioração devido a um rival, e RAIDO reversa indicando planos arruinados, duplicidade de sentimentos e uma desagradável escolha ou decisão à frente. Aqui, GEBO nem é restritiva nem amplificadora em sua significação. Aponta qual área da vida tem-se em mente, e nada mais. Portanto, deve se ter cuidado para não se abstrair pela presença de GEBO e examinar as runas acompanhantes, escutando a intuição.

As Runas: Kano

quarta-feira, fevereiro 8

A Tocha

Pronúncia: cano

Nomes Alternativos: cen, ken, kaan, kenaz, kusma, kaun, chaon

Significados Tradicionais: tocha, fogo, forja

Palavras-Chave: clareza de pensamento, habilidade analítica, expressão construtiva, entusiasmo, intensidade

Usos Práticos: conveniente para expressar-se mais claramente, trazer à luz as mudanças que precisam ser feitas, gerar o fogo do entusiasmo, alcançar a clareza de pensamento, transformar o conhecimento em entendimento

Usos Mágicos: para inspiração criativa, ajuda nos estudos, fertilidade, afastamento da ansiedade e do medo

Desafio: tenha a certeza de que o que se pretende fazer está corretamente estruturado no início para que não se “queime”

Correspondências:
Fonema: C (como em claro)
Regência Planetária: Marte e Sol
Pedra: Hematita
Flor: Rosa Selvagem
Árvore: Pinheiro
Número: 3
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Amarelo
Mitos e Deidades: Nerthus, Mimir, os Anões, Muspellheim
Tarô: Enforcado
Período do Dia: das 19 às 20 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Essa é a runa da abertura, da claridade renovada, da expulsão das trevas que estiveram amortalhando nossa vida. Igualmente, KANO representa energia, força, poder e positividade. Essa é a runa das atividades matinais, da seriedade, da objetividade e da concentração, essenciais para o início de um trabalho. É uma runa fortemente criativa, e a criatividade por ela prognosticada pode ser tanto corporal como mental.
           
A luz de KANO providencia a clareza de pensamento que se requer para a visualização de detalhes essenciais e para suscitar o fogo do entusiasmo, que é necessário para dar a uma ideia sua existência física. Em outras palavras, abraça a habilidade de criar, ganhar iluminação, jogar luz sobre um problema — a imagem da lâmpada que se acende sobre a cabeça de quem teve uma ideia.

O conhecimento obtido através da influência de KANO geralmente aparece na forma de uma inspiração súbita, que nos torna aptos a ver claramente a resposta que estava escondida. Essa forma de sabedoria é mais estritamente associada com o hemisfério direito do cérebro, já que não surge do esforço consciente mas do se abrir passivamente à sua influência, para que ocorra.
            
A proteção oferecida por KANO é a seguinte: quanto mais luz se tiver, melhor se poderá ver o que está obsoleto e sem sentido nos hábitos adquiridos. É um augúrio feliz, indicando um período quando se está protegido das dificuldades e desgraças da vida; ou essa proteção pode simplesmente significar que não se tentará nada além da própria capacidade ou força.
            
Essa runa é significativa de boa saúde e fortes poderes de recuperação. Porque KANO representa positividade em qualquer nível, ela sugere que uma atitude positiva ajudará na recuperação. E, como em saúde essa runa designa recuperação, então, por extensão, pode expressar recuperação de uma situação adversa. Por essa razão, é um dos símbolos mais profícuos a aparecer em um lançamento rúnico sempre que se está experimentando dificuldades de qualquer sorte.
            
Quanto aos relacionamentos, o aparecimento de KANO em um lançamento rúnico normalmente anuncia um novo relacionamento afetivo. E porque KANO denota o parceiro masculino em um relacionamento, pode simbolizar a oferta de algo ao parceiro feminino. Pode ser um pequeno presente ou uma lembrança cara; uma oferta de ajuda ou uma proposta de casamento ou um tipo totalmente diferente de proposta.
            
Mas KANO pode representar o parceiro ativo em qualquer relacionamento polarizado. Em outros relacionamentos que não encerram um aspecto sexual, o parceiro ativo é aquele em posição superior; a pessoa responsável por, ou tendo algum controle sobre o parceiro receptivo. Pode ser de pai para filho, de professor para aluno, de patrão para empregado, retendo o mesmo significado de quando se referindo a um relacionamento amoroso: uma dádiva ou oferecimento da pessoa representada pelo polo ativo à pessoa que é representada pelo polo passivo.
            
Caso seja a parte passiva no relacionamento, as runas associadas a KANO designam se o presente ou oferecimento deve ser aceito, e quais os motivos que jazem por trás disso. Quando se é o parceiro ativo no relacionamento, as runas associadas mostram se a proposta será aceita ou não. O “presente” dado pelo homem para mulher pode ser uma criança — e KANO conjugada a runas expressando fertilidade física (BERKANA, ING, HAGALL) habitualmente pressagia um nascimento físico — enquanto com runas que implicam habilidade linguística ou artística (ASS, RAIDO, WUNJO, ALGIZ), KANO aponta um trabalho criativo inspirado pelo amor físico, como quando Dante foi inspirado por Beatriz.

 Significado Reverso:

Ao invés de “novo” e “começo”, KANO reversa sugere “fim” e “término”. Ao invés de um presente ou oferecimento, implica em perda, ou em cancelamento da oferta. Pode ser indicativa de perda de amor, de amizade, de emprego, de posição ou de poder. Sempre expressa perda de algo ao qual se atribui grande valor.
            
Quando KANO reversa está associada a runas amplificadoras, a perda pode ser apenas transitória: se perda de amor, haverá uma reconciliação; se perda de emprego, outro serviço será em breve encontrado; se perda de uma posse, essa também será recuperada. Com runas de atraso, como ISA, OTHILA reversa, ou NYD, KANO reversa algumas vezes enuncia que a perda ou extravio de algum item causa atraso ou age como um obstáculo ao progresso, acompanhado de ansiedade.
            
Em um lançamento rúnico a respeito de relacionamentos (e não somente aqueles que envolvam só o aspecto sexual), o reverso de KANO normalmente denota duas pessoas que cresceram separadas uma da outra, ou pode mostrar que um parceiro — comumente aquele originalmente considerado passivo ou receptivo — sobrepujou o outro. Pode querer dizer que a criança cresceu e não requer mais o controle paterno, ou que o aluno se igualou ou ultrapassou o professor e não tem mais nada a aprender com essa fonte.

Essa situação é particularmente dolorosa no amor e na amizade, porque, diferentemente dos outros tipos de relacionamentos descritos, não há meio lógico de explicar o que houve de errado. Todos supõem que a criança e o aluno algum dia superem a tutela do pai e do professor, mas a sociedade espera que marido e mulher fiquem mais juntos com o passar do tempo. Amigos, também, se separam por nenhuma razão, senão aquela que diz que cada um está desenvolvendo linhas de vida diferentes, expandindo para áreas distintas da vida.

Em questões relativas a amor, a parceiros de casamento ou a relacionamentos de amizade, o emparelhamento de KANO reversa com NYD (especialmente quando essa última também está reversa) determina que se está enredando numa situação fracassada, incapaz de aceitar que já aconteceu uma alteração sutil, mas radical. Deve ser apontado que qualquer tentativa de se permanecer no relacionamento trará apenas mágoa e infelicidade a ambas as partes.

As Runas: Raido

quarta-feira, fevereiro 1

A Viagem

Pronúncia: ráido

Nomes Alternativos: rad, rit, radh, reid, reda, rait, rat, raidha

Significados Tradicionais: carruagem, deslocamento, jornada

Palavras-Chave: medida, controle e direção, equilíbrio e ritmo, desenvolvimento cíclico, julgamento equilibrado

Usos Práticos: favorável para expandir a atenção, ganhar acesso à sabedoria interior, ficar afinado com os próprios ritmos pessoais, fazer julgamentos equilibrados, ver as coisas em sua perspectiva adequada

Usos Mágicos: para proteção dos viajantes, facilitar ou provocar mudanças, religar

Desafio: tome controle de sua própria vida para que assim possa governar sua direção

Correspondências:
Fonema: R
Regência Planetária: Mercúrio e Nódulo Norte
Pedra: Crisópraso
Flor: Boca-de-Dragão
Árvore: Carvalho
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Preto
Mitos e Deidades: Thor, a Jornada de Sigurd
Tarô: Mundo
Período do Dia: das 10 às 11 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

RAIDO diz respeito à conexão entre dois lados, à aproximação de dois elementos. É movimento e direção, sem a qual não se saberia onde se está. Já que implica em movimento de um lugar para outro, pode significar uma visita aos amigos, férias, ou qualquer peregrinação com algum evento comemorativo como ápice. Algumas vezes, essa runa expressa uma viagem segura e agradável, sem atrasos, acidentes ou frustrações, e, ao invés de amigos e celebração na chegada, pode indicar uma jovial companhia, ou companhias.

Em tempos remotos, o único modo de uma mensagem ser despachada era por escrito, ou através da palavra oral, se o remetente não soubesse escrever. Portanto, assim como o seu significado ativo é “sair em viagem”, RAIDO possui o significado passivo de “receber uma mensagem”. Hoje em dia, temos muitas maneiras pelas quais as notícias podem nos chegar, e RAIDO pode significar quaisquer delas: telefone, telegrama, carta — a mensagem pode não ser dada face a face, apesar de ser mandada verbalmente. O meio de comunicação moderno que melhor responde a essa descrição é o telefone; então, no presente, RAIDO enuncia, no mais das vezes, uma mensagem telefônica, quando significando recebimento de notícias. Essa mensagem pode ser inesperada ou súbita. Tanto a notícia pode ser inesperada, como vir em um momento inesperado.

RAIDO pode ainda apontar que o período é bom para iniciar debates ou negociações. Nesse contexto, em todas as questões relativas a diferença de opinião, o aparecimento de desta runa em um lançamento rúnico sugere que, apesar de ter de existir concessões de ambas as partes, uma solução satisfatória e mutuamente benéfica pode ser obtida.

Pode se estender a ideia de movimento, intrínseca a essa runa, para cobrir qualquer forma de ação. RAIDO pode, portanto, simbolizar que qualquer ação contemplada no momento deve ser executada agora, pois essa runa é um augúrio afortunado, indicando que se pode prosseguir confiante com seus esquemas. Pode ainda significar que se passa por um período propício a todas as formas de pensamento lógico: tática, estratégia, e a formulação e revisão de planos em geral.

Além dos mensageiros ou buscadores de notícias, outros viajantes nos tempos antigos incluíam negociantes e comerciantes, e devido a essa associação com o comércio, RAIDO geralmente é sinal de que o momento é bom tanto para comprar, como para vender, dependendo das circunstâncias. Pode pressagiar uma viagem de negócios — especialmente quando emparelhada com outras runas de negócios ou runas de dinheiro.

Com runas adversas, RAIDO às vezes menciona uma situação ambivalente e ambígua. Pode ser um aviso para que não se espere muito das palavras ditas pelos outros, e que mesmo as palavras escritas podem ser falsas. É necessário ler documentos e contratos, prestando atenção particular às proverbiais “letras miúdas”, e deve assegurar-se de que as palavras significam exatamente aquilo que se está entendendo. Provavelmente, outras runas no lançamento revelarão onde mora o perigo; por exemplo, com PERTH reversa, ela designa rompimento de compromisso; com ALGIZ reversa, há a possibilidade de se ser passado para trás.

RAIDO pode também indicar que se têm duas escolhas de mesma importância em certo curso de ação, onde ambas as propostas parecem igualmente convidativas e não se consegue decidir qual delas escolher. Isso pode se relacionar a uma escolha entre dois amores, ou empregos, ou duas oportunidades de carreira, onde todas as opções parecem boas.

Essa runa pode ocasionalmente referir-se a educação formal, estudos, exames, ou ensinamentos. Mas isso é muito mais um sentido auxiliar, que usualmente se aplica somente quando RAIDO se encontra emparelhada com ASS, quando ela reforça o simbolismo desta. Algumas vezes, então, se reportará ao seu sentido primário de viagem, implicando que será necessário para o estudante em perspectiva abandonar o lar para frequentar uma universidade, um colégio ou uma escola.

Significado Reverso:

Essa runa reversa chama a atenção para a necessidade de se fazer uma viagem numa época imprópria, ou por uma razão inconveniente. Normalmente significa uma viagem súbita para visitar um parente ou amigo doente. Alternativamente, RAIDO reversa pode querer dizer que parentes ou amigos podem decidir prestar uma visita em tempo inoportuno.

Para o viajante, pode denotar dificuldades em trânsito: atrasos, transtornos, quebras, conexões perdidas, perda de direção, perda ou troca de bagagem — enfim, quaisquer problemas que podem acometer a um viajante atualmente.

Não importa qual área inquirida, RAIDO reversa mostra as intenções sendo arruinadas. Não importa quão bem fundamentados os planos estejam, alguma contingência imprevista os estragará.

A intransigência faz com que as negociações se interrompam. Ou argumentos que ocorrem porque cada parte quer impor seu ponto de vista sem qualquer consideração pelas outras pessoas envolvidas.

Em consequência, tende-se a ser um perdedor nas transações comerciais, às vezes através de fraude deliberada, outras vezes por não se assumir uma atitude profissional condizente.