As Runas: As

quarta-feira, janeiro 25

A Boca

Pronúncia: ás

Nomes Alternativos: os, ass, ansur, aza, ansuz, aese, ansus

Significados Tradicionais: boca, foz de um rio, deidade

Palavras-Chave: habilidade de comunicação, pensamento criativo, inspiração artística, percepção, aplicação de conhecimento

Usos Práticos: útil para encontrar inspiração e novas idéias, extrair habilidades criativas ocultas e descobrir novos talentos, fortalecer a determinação mental, melhorar  relacionamentos pessoais e habilidades comunicativas, aumentar o influxo de energia vital, soltar bloqueios de energia do corpo e da mente

Usos Mágicos: para decisões sábias, sucesso, liderança; favorável para adivinhação e magia

Desafio: aprenda a comunicar com a Natureza a fim de se ampliar os horizontes

Correspondências:
Fonema: A
Regência Planetária: Mercúrio (Passiva)
Pedra: Esmeralda
Flor: Glória-da-Manhã
Árvore: Freixo
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Roxo
Mitos e Deidades: Odin
Tarô: Hierofante
Período do Dia: das 18 às 19 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

AS significa boca, e, por associação, implica na palavra falada, significando o poder criativo das palavras e a própria sabedoria. É a necessidade de comunicação e informação que fundamenta os próprios processos de vida, além da sabedoria humana nas canções, lendas, tradições, costumes e conhecimentos. Foi a Palavra divina que trouxe tudo à existência do vazio do nada. O xamã teutônico passava seu conhecimento verbalmente, podendo a palavra falada ser vista desse modo como repositório de sabedoria e conhecimento, o meio pelo qual a educação era repartida e retida.

É a runa da prosa inspirada, dos poetas, das sagas, dos profetas. Representa o êxtase da inspiração, o “canto do cisne” salmodiando a vida de alguém enquanto se prepara para morrer, o primeiro choro de um bebê. É o assoviar no escuro para banir o medo.

Aqui, a palavra-chave é receber: mensagens, sinais, presentes. Uma advertência na hora certa também pode ser considerada como um presente. AS geralmente indica a aquisição de sabedoria e conhecimento, a procura e recebimento de conselhos. É a busca dos fundamentos da vida, a descoberta de mais uma peça da inesgotável sabedoria.

No âmbito da educação, AS pode ainda ter o sentido de teste oral, de viva voz. Por extensão, pode significar qualquer exame verbal, como uma entrevista ou, de fato, um tipo qualquer de teste, oral, escrito ou prático. Pode até mesmo se referir a uma experiência testificante lançada pela própria vida. A maioria das novas experiências inclui algum tipo de teste, e AS enuncia que se sobressairá no que for testado. Essa runa é bastante útil como defesa contra obsessões e acidentes.

Essa runa implica em aprendizagem, podendo ser este interpretado num sentido formal como aprendizado de um negócio, ou mais livremente, como tendo referência a algum aspecto no qual não se tem prévia experiência. No antigo sistema de aprendizagem, o noviço aprendia observando o mestre e recebendo suas instruções. Tudo isso nos traz de volta a ideia de tutela.

Estar sob tutela sugere que se receberá instrução, conselho ou alguma forma mais tangível de assistência de um dos pais ou de uma figura paterna. Essa figura paterna pode, por exemplo, ser um professor, ou apontar alguém mais velho e, dessa maneira, presumivelmente mais sábio, ou alguém em posição superior: um patrão (normalmente, o chefe imediato, já que essa runa raramente denota uma entidade impessoal), ou, ainda, alguém possuidor de conhecimento superior. É, habitualmente, alguém que passou por algum tipo de treinamento como um médico, um advogado, um contador, um agrimensor, um eletricista, um bombeiro, etc. 

É também uma recomendação para que se valorize a oração e se ganhe a boa vontade divina. Nesse papel, AS é proveitosa para o trabalho criativo. Pode ser empregada para estimular inspiração para tais coisas como poesia, adivinhação, conversação, etc. Desse modo, pode ser de grande auxílio em trabalhos relativos a negócios sociais, sedução, e demais coisas que exijam raciocínio rápido.

AS é indicativa de conselho honesto e não tendencioso. Denota a necessidade de deliberação antes da ação, e frequentemente, assinala que é preciso se aconselhar antes de se comprometer mais.

Essa runa ainda pode enunciar uma viagem, desde que ocorra para se obter notícias de um parente ou procurar instrução. É mais provável, inclusive, que tenha o sentido de visita de um parente, e a runa emparelhada com ASS normalmente mostra qual o tipo de pessoa envolvida, apesar de depender muito das circunstâncias. Por exemplo, BERKANA significa a mãe, se ainda viva, ou um dos filhos, assumindo que se tenha algum. Se a runa associada é JARA, a pessoa indicada tende a ser um advogado ou procurador; se é OTHILA, um parente mais velho.

Significado Reverso:

Quando reversa, AS representa falta de comunicação e conselho tendencioso. Pais ou parentes querem, egoisticamente, o que é melhor para eles e não o que é melhor para os filhos; o conselho profissional não pode ser considerado como sendo imparcial. Nesse aspecto, AS reversa comumente significa que o conselheiro na questão se tornou muito envolvido no problema e não pode mais manter sua postura impessoal.

AS reversa é também indicativa de fraude, mentira e informação errada. Não se deve acreditar em nada que ouve (ou lê, para dizer a verdade) e deve ser solicitada uma segunda opinião em todos os assuntos de importância.

Reversa, essa runa pode sugerir que pais e superiores estão tentando interferir adversamente nos planos dos filhos ou subalternos. Às vezes, porém, indica que pessoas mais velhas podem apresentar dificuldades através das circunstâncias de suas vidas, ao invés de uma oposição ativa; que elas podem se tornar uma carga ou preocupação, não por si mesmas, mas devido a uma doença, por exemplo.

Pode ainda ter o sentido de viagem desperdiçada; mal uso do conhecimento e sabedoria; ou problemas com estudos. Estes problemas podem ocorrer em um contexto acadêmico, ou o reverso de AS pode simplesmente implicar numa recusa a aprender as lições da vida. Observe cuidadosamente onde WYRD cai, em relação a AS, antes de fazer um julgamento nesse sentido.

Com outras runas restritivas, AS reversa normalmente indica que se é o “estudante eterno”, que quer acumular mais e mais conhecimento sem a mínima intenção de passá-lo adiante, seja por aplicação prática, seja por instrução teórica. É uma atitude de quem está relutante em passar para a maturidade e é incapaz de agir como um pai, tanto para com suas ações como para com suas ideias.

As Runas: Thorn

quarta-feira, janeiro 18

O Espinho 

Pronúncia: thórn (como na palavra inglesa espinho) 

Nomes Alternativos: thor, thurisaz, thurs, dorn, thuris, thyth, thuith 

Significados Tradicionais: espinho, gigante do gelo, demônio do gelo 

Palavras-Chave: despertar, iniciativa, perspicácia, poder intencionado, força protetora

Usos Práticos: vantajosa quando é necessário quebrar barreiras ou limpar caminho através de uma situação confusa, lutar contra influências perniciosas, superar a letargia e estimular o entusiasmo, impelir o subconsciente a agir, preparar terreno para novas iniciativas

Usos Mágicos: para ajudar no estudo e meditação, auto-disciplina, aclarar uma situação ruim

Desafio: desvencilhe-se do que lhe obsta, mas tenha cuidado em reter o que é de valor permanente; não tome atitudes precipitadas ou pode se criar mais problemas do que soluções

Correspondências:
Fonema: Th
Regência Planetária: Júpiter (Ativa)
Pedra: Safira
Flor: Lunária
Árvore: Abrunheiro
Número: 5
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Branco
Mitos e Deidades: Hel, os Gigantes Gelados, Loki
Tarô: Casa de Deus
Período do Dia: das 09 às 10 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Para a planta que o ostenta, o espinho é uma defesa; mas para o resto da natureza, é um aviso. THORN indica que até mesmo os grandes guerreiros também às vezes se machucam com um pequeno espinho. As pequenas coisas, certas vezes, se tornam grandes obstáculos e derrubam o homem, mas este tem que estar atento pois, na realidade, essas quedas são oportunidades para que ele seja criativo, fazendo de seus medos os seus desafios, isto é, crescendo com os espinhos da vida. É sob essa forma que THORN aparece de modo geral em um lançamento rúnico. Surge quando se teve uma onda de boa sorte, e isso não quer dizer que ela não termine um dia. O aviso implícito, portanto, é o de consolidar posições antes de tentar fazer mais progressos, e de não ter reações demasiadamente exageradas frente aos diversos comportamentos e sentimentos das pessoas. 

Quando aparece, THORN sugere ajuda e proteção — principalmente se associado com outra runa protetora, como EHWO ou ALGIZ —, representando limpeza e castidade; em outras palavras, um período de sujeição, de espera, de contemplação. Observe cada momento, analise cada detalhe, avalia cada momento, cada vitória, cada alegria e tristeza. E saiba agir no momento oportuno. 

Algumas vezes, em um lançamento rúnico propício, THORN anuncia um golpe de sorte totalmente inesperado. Ocasionalmente, isto toma forma de assistência de um dos pais, de um amigo, ou de um superior, mas mais freqüentemente é um genuíno lance de sorte, resultante de uma daquelas estranhas concatenações de circunstâncias, que são usualmente descritas como "estar no lugar certo na hora certa"

Essa é uma runa de teste. Pode ser usada para testar alguém (inclusive a si mesmo) para se vencer o medo, pois ao pegar uma rosa, necessita-se sobrepujar o temor de ser fincado pelo espinho e, em conseqüência, passar por uma sensação desagradável. A forma deste medo pode advir de qualquer perigo físico ou apreensão interior. Pode ser utilizada para averiguar se possuímos o direito de usar as runas. Pode também ser empregada como defesa contra influências perigosas e indesejáveis. 

Deve-se fazer uma pausa e repassar todo o seu repertório: a aprendizagem, as vitórias, as decepções, as alegrias e tristezas. Uma mudança de opinião geralmente torna-se equivalente a uma mudança de cenário, e ambos são necessários na vida. Uma modernização dos pensamentos pode ser conveniente. É bom lembrar que, quando se vai viajar, há que se pesar cuidadosamente o que se levará e o que se deixará para trás. Faça uma viagem mental e deixe para trás a bagagem que não é mais necessária. Talvez se esteja indo na direção errada, e as runas associadas indicarão se essa direção tem a ver com negócios, emoções ou finanças. Em tal caso, o aviso dado é não fazer nada novo ou inovador, não fazer mudanças desnecessárias, tentando, ao contrário, manter a situação como está. Isto é particularmente verdadeiro quando THORN está associada a HAGALL, NYD ou ISA. 

Em circunstâncias onde se está sendo pressionado a tomar uma decisão ou assumir qualquer curso de ação, é óbvio que a determinação “nada faça” não pode ser aplicada. Quando isto acontece, a presença de THORN sugere que não se deve fazer nada irrefletidamente. É necessário refletir, contemplar a situação como um todo, e só a partir de então agir. Quando necessário, deve-se procurar um conselho profissional (com advogados, procuradores, banqueiros, médicos ou sacerdotes), especialmente se THORN cai em conjugação com ASS, JARA ou MANN. 

Significado Reverso: 

Quando THORN projeta seu lado reverso em um lançamento rúnico, isso quer dizer que o há oposição daqueles que são politicamente, financeiramente, ou moralmente mais fortes. Essa ascendência dificilmente tende a ser levada a sério, pois, normalmente, THORN reversa indica que se está relutante em ouvir o conselho dos outros. Isto leva a querelas com aquelas pessoas que estão tentando nos advertir ou guiar. Também, quando THORN está reversa, as conseqüências da teimosia em se seguir um curso de ação particular podem ser mais desastrosas do que o usual. Possivelmente, cria-se problemas ainda mais graves do que os que se está tentando resolver. 

THORN reversa significa estagnação, recusa de enfrentar os fatos e de mudar com as novas situações. É um aviso para que se reavalie a vida e não assumir que as coisas continuarão como estão. Às vezes, o reverso desta runa demonstra que se está numa posição de autoridade e percebe-se o desenvolvimento de um subalterno como uma ameaça. Essa interpretação não se aplica somente ao contexto de negócios, mas a pais e filhos, guardião e tutelado, professor e aluno. Observe a presença de KANO reversa como denotação de que uma das partes está prestes a ultrapassar a outra. 

Por outro lado, pode-se temer a falha de um protegido em algum teste, e essa falha refletir de maneira ruim sobre a imagem que temos de nós mesmos como gerentes, treinadores, professores ou instrutores. Em qualquer caso, diz-se que THORN reversa pressagia o início de um período sem sorte, e a precaução e a circunspecção estão na ordem do dia. Com a demasiada agitação na evolução dos fatos, podem ocorrer decisões muito rápidas e impensadas. E decisões apressadas podem trazer arrependimentos. É bom parar para refletir e não se deixar contaminar pelo ritmo acelerado, não avançando mais do que deveria.

As Runas: Ur

quarta-feira, janeiro 11

A Força

Pronúncia: úr

Nomes Alternativos: urur, uruz, uraz, urus

Significados Tradicionais: força, sacrifício animal, auroque

Palavras-Chave: potencial ilimitado, possibilidades infinitas, força continuada, renovação, liberação de energia, poder indômito, mudança súbita

Usos Práticos: proveitosa onde se precisa fundamentar idéias para que se tornem realidade prática, revitalizar-se e encontrar determinação para iniciar novos projetos, encontrar a força interna para se colocar o passado para trás e começar  novamente, forjar circunstâncias para construir situações mais satisfatórias, tornar-se mais produtivo, intensificar a determinação e criar a coragem para se afirmar

Usos Mágicos: para fortalecer a vontade, aumentar a potência sexual, dar energia para a caçada

Desafio: tenha coragem para abandonar coisas das quais não se precisa mais; só assim se permitirá que novas possibilidades surjam

Correspondências:
Fonema: U
Regência Planetária: Marte (Passiva)
Pedra: Carbúnculo
Flor: Nastúrcio
Árvore: Bétula
Número: 3
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Verde
Mitos e Deidades: Ullr, Loki, Odin (enquanto xamã)
Tarô: Força
Período do Dia: das 01 às 02 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

O auroque (bos primigenius) era um bisão selvagem, agora extinto, semelhante ao búfalo norte-americano, muito comum na Europa setentrional até o século 17. Era pouco menor do que um elefante e possuía chifres que podiam medir até 1,83 metro, altamente estimados pelos teutônicos como copos para beber. Os jovens das tribos teutônicas costumavam caçá-lo, e até que tivessem participado de uma caçada bem-sucedida, eles não eram reconhecidos como homens. Só depois disso a eles era permitido se juntar às fileiras dos guerreiros e sair às batalhas com os outros homens da tribo.
            
Porque os jovens se provavam matando o auroque, UR indica uma chance de provar-se a si mesmo, uma sugestão para que se reclame seu lugar ao sol. Já que a ação deles os elevava da condição de criança sob a autoridade dos pais, para o estado de homens livres, UR também representa qualquer mudança repentina ou dramática das circunstâncias — especialmente aquela que nos lança em uma situação inédita, ou que o coloque frente a seus próprios recursos. UR é a competição onde o ser humano é desafiado a melhorar e aperfeiçoar-se diante dos olhos do mundo, valorizando seu instinto de competição e sua ambição.
            
Frequentemente, UR aparece em um lançamento rúnico para indicar uma promoção na vida profissional ou um aumento de responsabilidade. No entanto, já que o auroque não podia ser morto sem o uso da força e da habilidade de luta, essa runa também mostra que se possui tanto a energia quanto a capacidade necessárias para lidar com a mudança ou arcar com a responsabilidade vindoura.
            
Algumas vezes, vê-se a mudança assinalada por essa runa como algo assustador. É natural: como os adolescentes teutônicos adentrando o território desconhecido da fase adulta, deixa-se a segurança do conhecido pelo excitante, mas atemorizante, mundo das possibilidades desconhecidas. Normalmente, há uma necessidade de sacrifício — não um sacrifício indesejado ou lesivo, mas uma permuta de um bem menor por um bem maior. Denota algo que já foi bom, mas que teve a sua época e agora está destinado a ser substituído por condições novas e benéficas. O sentido chave desta runa é mudança natural. Portanto, assim como a adolescência substitui a infância, para ser substituída pela maturidade, as mudanças prognosticadas por essa runa não devem — na verdade, não podem — ser evitadas.
            
Essa runa representa tanto o espaço de onde se forja ou se cria algo do “nada”, e a energia formativa inicial que torna a visibilidade ou manifestação possível. Este espaço não é o vácuo, como muitos podem pensar. É uma essência vital não ordenada, esperando para dar forma às coisas que se sucederão. UR, então, é a potencialidade que existe no começo de tudo. Ela contém dentro de si o potencial para qualquer coisa que se possa se manifestar. O artista começa com uma tela virgem ou uma folha de papel em branco. Não há nada lá, simplesmente “espaço”. Entretanto, é nesse vazio que o artista traz à luz idéias que se manifestam em coisas que podem ser apreciadas. Do “nada” ele assim cria uma obra de arte.
            
A energia se apresenta não somente como espírito combativo, mas também como vitalidade e saúde inquebrantáveis. UR é um excelente augúrio nas questões relativas à saúde, já que significa grande vigor e fortes poderes naturais de resistência.
            
Representa, ainda, o parceiro masculino em um caso amoroso ou casamento e isto se aplica irrestritamente tanto ao homem como à mulher. Em tais casos, UR mostra a urgência sexual do homem, e sugere a existência de paixão tendo importância no lado masculino.
            
Em questões financeiras e de negócios, essa runa revela melhorias na situação presente, mas somente através da aplicação de força de vontade e esforço próprio. Não é uma runa que sugere que todos os problemas serão tirados dos ombros por um benfeitor indulgente: é mais uma indicação de que é preciso se erguer sobre os próprios pés.

Significado Reverso:

Em geral, a mensagem de UR reversa é: as oportunidades de mostrar o que se pode fazer não devem ser desperdiçadas, para evitar futuras desilusões. Ao não querer enfrentar situações difíceis, o enfraquecimento e o desânimo tornam-se cada vez mais poderosos.
            
Entretanto, em um lançamento rúnico primordialmente restritivo, UR reversa pode significar: essa é uma oportunidade que se deve deixar passar.
            
Se UR está reversa, mas a runa associada a ela prometer mudança (RAIDO ou EHWO, por exemplo), isso sugere que existirá iniciativa ou habilidade insuficientes — ou ambas — para trazer o assunto a uma conclusão bem-sucedida. Aconselha-se a não fazer tal mudança, e observar as outras runas acompanhantes para ver se implicam em um cancelamento dos planos atuais, ou meramente uma postergação.
            
UR reversa pode ainda indicar uma reviravolta infeliz dos acontecimentos. Certas vezes, pode pressagiar uma mudança radical, mas que não vem de encontro às nossas aspirações. Embora as aparências em contrário, as coisas podem finalmente melhorar se UR cair junto a runas amplificadoras.
            
Pode significar, também, rudeza, crueldade e brutalidade. Uma pessoa que não aceita diferenças de opinião. Uma imaturidade que leva a uma tentativa de domínio. Mostra, ainda, a crueldade como máscara para insegurança: um ditador cujo reinado está provavelmente chegando ao fim.
            
O reverso dessa runa sugere fraca força de vontade, e às vezes, a possibilidade de se estar caindo sob a influência de uma personalidade mais forte. Isto é particularmente preocupante quando emparelhada com runas de parceria, como GEBO ou WUNJO reversa.
            
Denota, por fim, baixa vitalidade, que pode ser responsável ou contribuir para a ocorrência de uma doença. Além disso, para o homem, pode enunciar problemas médicos ou psicológicos de natureza sexual.

As Runas: Fehu

quarta-feira, janeiro 4

Os Bens

Pronúncia: fêrru

Nomes Alternativos: feoh, feh, fé, fá, fee, feu, feo, faihy, frey

Significados Tradicionais: riqueza, gado, bens

Palavras-Chave: culminação, prosperidade, abundância, sucesso, finanças, sorte

Usos Práticos: útil para determinar o verdadeiro valor das coisas, reconhecer sua  verdadeira riqueza, encontrar realização nas suas empreitadas, completar as coisas satisfatoriamente

Usos Mágicos: para obter dinheiro, fazer negócios, conseguir promoção, encontrar um emprego, começar novos empreendimentos

Desafio: saiba usufruir o tempo das vacas gordas

Correspondências:
Fonema: F
Regência Planetária: Vênus e Lua
Pedra: Ágata
Flor: Lírio do Vale
Árvore: Sabugueiro
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Carmim
Mitos e Deidades: Freyja, Freyr, Brisingamen, Gullveig, Anões, Sigurd e o Ouro da Lontra
Tarô: Imperador
Período do Dia: das 17 às 18 hs

Significados Gerais e Simbólicos:
             
A posse da riqueza como um sinal de prestígio e poder era a força motriz por trás das aspirações sociais da cultura teutônica. Antes da invenção do dinheiro, a riqueza de um homem era medida pelo tamanho do seu rebanho; daí vem que, originalmente, FEHU estava associada a “gado” ou “rebanho”.
            
A bem-vinda FEHU é a runa da plenitude: com ela objetivos são atingidos, recompensas são recebidas e amores realizados. Já que o gado requer uma certa quantidade de cuidados — condução de uma pastagem a outra, uma ordenha regular e outras coisas do gênero — FEHU geralmente indica um rendimento pelo qual se trabalhou. Porque a criação de gado produz mais gado (e não, por exemplo, elefantes ou falcões), FEHU também exprime a idéia de ganho monetário esperado ou antecipado. Se traduzimos a idéia de “gado faz gado” para o princípio econômico de que “dinheiro faz dinheiro”, torna-se óbvio que, sob certas condições, essa runa possa igualmente apontar um investimento financeiro de sucesso.
            
Na agricultura primitiva os bois eram usados para arar a terra. Portanto, FEHU enuncia algo ganho através do próprio esforço: uma conquista, mais do que um presente. Isso implica em algo pelo qual se lutou ou se empenhou e é, assim, um sinal de obstáculo vencido com êxito. Essa oposição pode ser do tipo pessoal e emanar de um determinado oponente, ou pode ser do tipo impessoal e surgir meramente de circunstâncias adversas. A menos que o resto das runas que acompanham o lançamento rúnico sejam realmente muito restritivas, a ocorrência de FEHU sugere que finalmente se vencerá as forças adversárias.
            
Essa runa pode também se referir a um ganho emocional ou (mantendo em mente que FEHU representa um esforço bem sucedido) a uma conquista romântica. Ela aparece com freqüência em um lançamento rúnico quando não se está muito convencido de que seus sentimentos são correspondidos, ou quando existe um rival, ou possível rival, no relacionamento afetivo. Em tal situação, FEHU simboliza um afeto declarado, desde que se tenha coragem suficiente para fazê-lo. Ou, como diz o antigo ditado teutônico: “coração tímido não conquista mulher formosa”.
            
Outra preocupação desta runa se relaciona à necessidade de conservar o que foi ganho e aprender pela experiência de vida. FEHU nos lembra da necessidade de estarmos seguros em nossa situação física antes de embarcarmos em qualquer jornada espiritual. Todos temos que começar com a realidade mundana de nossas vidas, embora muitas pessoas nunca ultrapassam essa fase. De muitas maneiras, tornamo-nos domesticados como o gado, vivendo nossa existência sem querer ou sequer estarmos conscientes de que qualquer outra coisa possa ser possível. O primeiro passo para escapar dessa situação é perceber o que é possível realizar, sem temermos perder a segurança para alcançar o que queremos.
            
FEHU fala da atenção e cuidado nos momentos de sucesso, pois são neles que se pode pôr tudo a perder. É importante lembrar que os antigos sacrificavam uma cabeça de gado do rebanho vez ou outra para aplacar a ira dos deuses — seja sempre grato e humilde quando as coisas vão bem economicamente. Essa runa representa riqueza e plenitude, mas também a distribuição da plenitude. A riqueza indicada por FEHU não é da posse estática, como dinheiro no banco ou propriedades. É riqueza colocada em uso, que se multiplica por meio da atividade e movimento. É poder posto em prática para o enriquecimento, nutrição e benefício de todos. Uma força móvel que flui através de tudo e que, quando alcança sua culminação, é redistribuída em um novo ciclo de atividade. Deve-se agradecer pelo que se tem e não se desperdiçar quando há fartura.
            
Assinala o desenvolvimento ou a conclusão, com sucesso, de quaisquer projetos já encaminhados — embora especulações devam aguardar. FEHU não implica em que estes esquemas devam ser abandonados; normalmente, eles são basicamente seguros e podem ser retomados no futuro, quando as circunstâncias forem mais favoráveis. Isto é particularmente verdadeiro quando acompanhada por runas restritivas, quando aconselha contra mudanças de planos no meio do processo, apesar de normalmente predizer sucesso no assunto em pauta. FEHU aparece regularmente em um lançamento rúnico para indicar que o desânimo impera, seja em relação aos negócios ou a um romance, e se considera um afastamento da presente situação, com a intenção de tentar novamente em outra ocasião. Já que essa runa encerra em si o conceito de oposição, não é incomum encontrá-la em associação com outras representando obstáculos e atrasos. Contudo, indica sucesso possível, e pode ser tomada como uma intimação para que não se desista enquanto existir uma chance de vitória.

Significado Reverso:

Se antes FEHU pressagiava ganho e sucesso, agora, reversa, ela se transforma numa promessa de fracasso e perda, impasses e esperanças frustradas.
            
FEHU pressagia dificuldades e frustrações em assuntos financeiros, infertilidade, falta de sorte, de controle (especialmente falta de controle financeiro), desperdício. A oposição prognosticada pela runa ereta é, no momento, muito forte, e tende-se a ser oprimido por ela. Em questões relativas a amor ou casamento, FEHU reversa simboliza problema emocional e mágoa. Anuncia, amiúde, discordâncias e discussões que levam a uma falta ou ruptura de harmonia. Algumas vezes, essa agressão pode culminar numa separação e término de um relacionamento. Com runas amplificadoras, pode enunciar que estas rupturas são apenas temporárias.
            
Quando o tom geral da leitura é amplificador, ou quando FEHU está emparelhada com uma runa amplificadora, sua principal significação é atraso: o tempo ainda não é oportuno para que os planos dêem frutos. Numa leitura restritiva, ou em associação com uma runa restritiva, entretanto, indica que qualquer plano já encaminhado deve ser abandonado, já que não é provável que se prove vitorioso, não importando quanto tempo, dinheiro ou energia já tenha sido investido nele.
            
Pode-se sumariar os significados de FEHU reversa dizendo que ela denota um período no qual se experimentará grande dificuldade consolidando-se ou retendo-se o status financeiro ou emocional.