Geomancia: Sétimo Par

quarta-feira, outubro 31

LAETITIA, a Alegria, figura benéfica, relacionada ao sucesso, à satisfação, aos prazeres da vida. Representa o ânimo e o otimismo. TRISTITIA, a Tristeza, está relacionada à derrota, ao desânimo, à melancolia, à depressão. Sem nenhuma confiança, ela é imóvel e passiva.

O desenho de LAETITIA evoca uma construção estável (duas paredes e um teto) ou uma porta. TRISTITIA, ao contrário, evoca um poço, um afundamento, uma diluição.

Geomancia: Sexto Par

quarta-feira, outubro 24

FORTUNA MAJOR, a Grande Fortuna, é a figura privilegiada, pois é a mais benéfica. Evoca o sucesso no sentido de uma revelação; torna o ser receptivo em relação às boas influências, protege e satisfaz. FORTUNA MINOR, a Pequena Fortuna, é também uma figura positiva, mas, como o próprio nome o indica, em menor escala. Representa sucesso inesperado, mas de curta duração. É a oportunidade a ser agarrada, mas que pode rapidamente escapar.

O desenho de FORTUNA MAJOR, uma taça, evoca sucesso espiritual e intelectual, a realização das mais altas aspirações do homem, o que torna o sucesso duradouro. FORTUNA MINOR, uma taça virada, como um sino, indica sucesso nas zonas instintiva e material, sucesso concreto mas instável, pois depende em grande parte das circunstâncias externas.

Geomancia: Quinto Par

quarta-feira, outubro 17

CONJUCTIO, a Reunião, como o nome indica, é a figura do entendimento, do acordo; simboliza as associações, os contatos, os reencontros, os interesses comuns: encerra um sentido positivo. CARCER, a Prisão, é uma figura negativa, que evoca um bloqueio, uma parada, uma privação de liberdade e autonomia. Por analogia, tem também um sentido de proteção do que já foi adquirido: bloqueia, mas conserva.

O desenho de CONJUCTIO evoca o alto e o baixo se dirigindo um para o outro e se reunindo para firmar uma aliança. É uma figura aberta, disponível, enquanto que CARCER, com um quadrado no centro, evoca a ideia de prisão, mas também a de proteção contra o mundo exterior. Esta última figura também está relacionada à mulher grávida.

Geomancia: Quarto Par

quarta-feira, outubro 10

RUBEUS, o Vermelho, é uma figura de luta, de combate e de violência. Destrói e causa a explosão de tudo, mas com o objetivo de renovar, de reconstruir. ALBUS, o Branco, é a figura da paz. Acalma, unifica, regulariza. Corresponde às aspirações mais nobres.

No desenho das figuras vê-se que RUBEUS evoca a força concentrada nas zonas instintiva e material, estimuladas pelos impulsos. Em ALBUS, a força se concentra nas zonas intelectual e espiritual. As duas figuras representam a guerra e a paz.

Geomancia: Terceiro Par

quarta-feira, outubro 3

PUER, o Jovem, é o adolescente cheio de vida, de energia e de paixão. É uma figura de independência, entusiasmo, até de rebelião. PUELLA, a Jovem, é a mais feminina das figuras. Simboliza a gentileza, a conciliação, a delicadeza.

O desenho de PUER evoca um corpo humano cuja potência reside no ventre, região sexual e fecundante. PUELLA, ao contrário, tem sua zona dominante ao nível do peito, região afetiva. Evoca uma jovem pura e o aleitamento.