Geomancia: A Montagem do Diagrama Geomântico

quarta-feira, novembro 28

Antes de traçar o diagrama geomântico, o consulente deve marcar, numa folha de papel, dezesseis inícios de linha, separados em grupos de quatro, como mostramos a seguir. Eles serão usados para a composição das primeiras linhas, que serão chamadas de Mães, pois delas nascerão todas as outras Casas do tema geomântico.

Depois disso, o consulente passa a lançar os pontos, sempre se concentrando em sua questão. Nesta operação, o consulente deve seguir apenas o seu impulso do momento, sem contar os pontos nem seguir nenhuma regra ou, mesmo, atender ao seu senso estético.


Quando considerar terminada esta etapa, ele deve passar à contagem dos pontos. Para isso, basta unir os pontos de cada fileira, dois a dois, até que restem apenas um ou dois pontos em cada uma. Pode parecer mais fácil basear-se no número de pontos — par ou ímpar —, mas, como todo método tem o seu significado, é mais recomendável seguir este. O resultado obtido deverá ser mais ou menos semelhante ao  exemplo a seguir:


Na próxima etapa, o consulente deve traçar o diagrama, ou escudo, geomântico numa folha de papel, conforme exemplo abaixo:

A seguir, ele deve passar as Mães já formuladas para as respectivas Casas. O próximo passo será compor as Filhas. Elas são obtidas das Mães pela ordem. Toma-se a primeira linha da 1ª Mãe para a 1ª Filha; a segunda linha da 1ª Mãe para a primeira linha da 2ª Filha; a terceira linha da 1ª Mãe vai para a primeira linha da 3ª Filha; a quarta linha da 1ª Mãe vai para a primeira linha da 4ª Filha. As segundas linhas de cada Filha vêm da 2ª Mãe, na mesma ordem. As terceiras linhas vêm da 3ª Mãe, assim como as quartas linhas vêm da 4ª Mãe.


Para as Sobrinhas, usa-se o mesmo processo, pois elas derivam tanto das Mães quanto das Filhas, mas, aqui, os pontos de ambas são somados: unem-se os pontos dois a dois até se obter um ou dois pontos, da mesma forma como obtivemos os pontos iniciais.

Para a 1ª Sobrinha, somam-se os pontos das duas primeiras Mães; para a 2ª Sobrinha, somam-se os pontos da 3ª e da 4ª Mães. Para a 3ª Sobrinha, somam-se os pontos da 1ª e da 2ª Filhas. A 4ª Sobrinha será obtida da soma dos pontos das duas Filhas restantes. Nesse exemplo, para a 1ª Sobrinha teremos:


A Casa XIII, a Testemunha do Passado, será a soma dos pontos das duas primeiras Sobrinhas. O mesmo acontece com a Testemunha do Futuro, que é obtida com a soma dos pontos da 3ª e da 4ª Sobrinhas. Para terminar, obtém-se o Juiz, a Casa XV, somando-se os pontos das duas Testemunhas. Montado, o tema ficará com este aspecto:


Recapitulação do sorteio do Tema Geomântico:
 
1) Jogar quatro vezes de uma vez quatro linhas de pontos. Os pontos de número par darão origem a dois pontos geomânticos; as de número ímpar, a um ponto geomântico.

2) Cada série de quatro linhas dá origem, partindo do alto, a uma Mãe.

3) As Filhas derivam das Mães; elas são encontradas tomando-se a primeira linha horizontal de pontos das Mães para a primeira Filha, e assim por diante — sempre partindo da esquerda e do alto.

4) As Sobrinhas derivam das Mães e das Filhas; a primeira Sobrinha é a soma, linha por linha, das duas primeiras Mães; a segunda, das duas últimas Mães; a terceira, das duas primeiras Filhas; a quarta, das duas últimas Filhas.

5) A Testemunha do Passado é a soma de pontos, linha por linha, das duas primeiras Sobrinhas.

6) A Testemunha do Futuro é a soma de pontos, linha por linha, das duas últimas Sobrinhas.

7) O Juiz é a soma de pontos das duas Testemunhas.

Atenção: deve-se sempre ir da esquerda para a direita e do alto para baixo.

Geomancia: Como Formular a Questão

quarta-feira, novembro 21

Quanto mais clara e conclusiva for a pergunta, mais direta será a resposta obtida. Situações complexas devem ser desdobradas em várias perguntas e cada uma deve ser formulada separadamente. Uma pergunta confusa, como “...se eu tiver um emprego melhor, vou poder mudar para um apartamento maior?”, pode receber uma resposta igualmente confusa.O objetivo é, também, muito simples: antes de traçar os pontos que darão origem às figuras geomânticas, convém ao interessado fazer uma pergunta clara e objetiva e mantê-la presente no espírito durante toda a operação de montagem do tema.

O correto seria começar com “vou conseguir um emprego melhor?” ou “devo tentar encontrar um novo emprego?”. Somente depois de resolvida esta parte da questão, passa-se à segunda.

Outro ponto importante na Geomancia é o espírito com o que o consulente faz a pergunta. Ele deve estar sempre pensando na melhor hipótese e ser o mais otimista possível. “Vou ganhar” ou “vou vencer”, ao invés de “vou perder” ou “não vai dar certo”.


Assim que tiver terminado, pode-se tomar conhecimento da resposta simplesmente analisando o simbolismo das últimas figuras obtidas, A Testemunha do Futuro e O Juiz. Se quiser maiores detalhes sobre o desenrolar dos eventos, o estudo das outras treze casas geomânticas poderá esclarecê-lo melhor.

Geomancia: O Tema Geomântico

quarta-feira, novembro 14


Tanto a astrologia das armas árabes como a numerologia são indissociáveis: ambas utilizam as mesmas regras para estabelecer sua estrutura básica. A geomancia é uma arte "à parte", que possui técnicas próprias. É possível praticá-la sem recorrer a outros métodos — e é isso que muitas pessoas fazem hoje em dia.

O cálculo do tema geomântico, no entanto, comporta algumas semelhanças com a numerologia, pois se baseia, antes de mais nada, no número de pontos (pares ou ímpares) que se obtém quando da primeira operação, chamada "lançamento de pontos". E assemelhase também à astrologia, pois as figuras geomânticas são colocadas em analogia com os diferentes signos do zodíaco.

Assim como na Astrologia, o tema geomântico é constituído por Casas. As doze primeiras têm o mesmo significado das Casas da Astrologia. As outras três — pois aqui temos quinze Casas — são específicas da Geomancia:

  • A Casa XIII é chamada “Testemunha do Passado”;
  • A Casa XIV é a “Testemunha do Futuro”;
  • A Casa XV é o “Juiz”.

A construção do tema geomântico exige que várias etapas sejam rigorosamente seguidas pela ordem. De início, pode parecer um tanto trabalhoso e, até mesmo, complexo. Mas, essa é só a primeira impressão. Quando se familiarizar com cada uma das etapas, o consulente não encontrará mais dificuldades em suas consultas.
 
Ao final da composição do tema geomântico, o consulente terá o que se chama de escudo geomântico, como abaixo: