Jogos Rúnicos: A Árvore da Existência

quarta-feira, julho 25

Este exercício rúnico tem ligação com Yggdrasil, a Árvore da Existência, cujos galhos se espraiam pelos diversos mundos da Criação. Este lançamento dá uma visão detalhada da situação, sendo especialmente bom para problemas complicados que se espalham por várias áreas da vida — como uma mudança de carreira que envolve o desarraigar da família.

Mistura-se as runas na bolsa. Seleciona-se sete, e coloca-as com o seguinte padrão:

1) a primeira runa, colocada acima, representa Muspell, o que está correto, que purificação é necessária, o que os poderes do destino requerem do consulente;

2) a segunda runa, à esquerda e abaixo da primeira, simboliza Vanaheim, as coisas que trabalham a favor do consulente, os fatores de expansão, crescimento, fertilidade e prazer;

3) a terceira runa, posta à direita e abaixo da primeira, simboliza Asgard, os fatores de poder e força. Se mau aspectada, mostra fraqueza. Avisos do que não tem sido considerado, mas que deveria ser. Conflito e luta;

4) a quarta runa, no centro, é o cerne da questão, o consulente —Midgard;

5) Swartalfheim, a quinta posição, situada embaixo da segunda e abaixo da quarta, mostra o talento, o propósito e a habilidade. Esperanças e sonhos. Indica os impulsos que impelem a pessoa a formular a questão ou procurar o objetivo que a questão implica;

6) a sexta pedra, ou Jotunheim, indica perigos e forças que se opõem ao consulente. Deve-se checar cuidadosamente como a runa nessa posição se relaciona com a runa em Asgard. Nessa posição estão os efeitos da avareza, da raiva, do medo, etc. É colocada embaixo da terceira, abaixo da quarta;

7) a última runa é o símbolo de Niflheim, sendo posta embaixo da quarta, no centro. Descreve coisas que não são o que parecem, o fator escondido. Temores e forças ocultas trabalhando. As fraquezas do consulente. Normalmente, este é o desafio exigido ao consulente.

Jogos Rúnicos: A Cruz Rúnica

quarta-feira, julho 18

Este lançamento é proveitoso quando se quer um quadro mais completo da situação. Inspirada no Tarô, a disposição requer que sejam selecionadas seis runas, as quais ficam dispostas na forma de uma cruz rúnica ou céltica. O padrão é o seguinte: a primeira runa, representando o Passado, de onde se está vindo, o que jaz diretamente à retaguarda, é colocada à direita; no centro, a segunda runa, simbolizando o Presente, o consulente e sua situação, como ele está se comportando diante da vida; à esquerda, a terceira runa se refere ao Futuro, o que jaz à frente, o que advirá. A quarta runa, colocada abaixo da segunda, fornece o Fundamento, ou seja, todos os elementos favoráveis e desfavoráveis, envolvidos na questão. A quinta runa indica o Desafio, a natureza dos obstáculos que se encontram no caminho. Essa pedra é colocada acima da segunda. E acima de todos, vem a runa final, apontando a Nova Situação que evolverá, quando se enfrentar o desafio com êxito.

Caso, após extrair as seis pedras e considerá-las, a Cruz Rúnica não oferecer ao consulente uma visão clara a respeito da situação, deve-se devolver as pedras e retirar a runa da Resolução, que auxiliará o reconhecimento da essência do processo.

Jogos Rúnicos: A Senda de Tyr

quarta-feira, julho 11


O emprego da Senda de Tyr penetra nas características distintivas de uma situação que poderia confundir o consulente, pela complexidade e incerteza da mesma.

Começa-se com a bolsa de runas nas mãos, formulando a questão com clareza. Mantém-se a coisa toda em mente o quanto possível, e principia-se a misturar as runas. Em seguida, retira-se as cinco pedras da sacola, uma de cada vez, colocando-as uma abaixo da outra, em ordem descendente, quando então o significado de cada uma delas será:

1) o que o consulente pode fazer para se ajudar; 
2) com quais constrições o consulente trabalha; 
3) o que trabalha a favor do consulente; 
4) o que trabalha contra o consulente; 
5) o que o consulente realmente deseja com os melhoramentos hipotéticos na questão.

Desse modo, pendemos o sentido da adivinhação às intenções (merecimento) e ações do consulente, mais do que simplesmente os resultados. Concentramo-nos tanto no que o consulente está inclinado a fazer como nas conseqüências de tal ação em particular.


Jogos Rúnicos: Perguntando Às Nornes

quarta-feira, julho 4

Três é um número mágico, que figura com destaque em todas as práticas mágicas desde o mundo antigo. Perguntando Às Nornes, que, segundo Tácito, já era utilizado há 2000 anos, produz uma leitura satisfatória, exceto se a questão for mais extensa e intrincada. 

Tendo a questão bem clara na mente, se escolhe três runas, uma de cada vez, em seguida colocando-as por ordem de retirada da sacola, da direita para a esquerda. A fim de evitar uma alteração consciente no direcionamento das pedras, especialmente depois que já se estiver familiarizado com seus símbolos, é conveniente dispô-las fechadas e então virá-las. 

Após haver selecionado as runas, elas jazerão desta maneira: lendo a partir da direita, a primeira runa se refere à Situação Atual, o momento que se está vivendo agora, ou o próprio consulente perante à situação; a segunda runa (no centro) sugere o Curso de Ação Requerido, que, ao mesmo tempo que aconselha, deixa a decisão nas mãos do consulente, apontando ainda o que está impedindo o atingir a meta; e a terceira runa (à esquerda) indica a Nova Situação que Evolverá, o rumo que as coisas podem tomar daqui para frente, após o consulente ter enfrentado seu desafio. 

Ao virar as três runas, convém observar quantas estão eretas e quantas reversas. Isto dará o teor geral da leitura. runas eretas têm uma influência positiva ou de ajuda, e runas reversas têm uma influência negativa, ou de inibição. As runas não-reversíveis são as mais facilmente influenciadas pelas outras runas com as quais se encontram associadas. 

O aparecimento de WYRD nesse lançamento rúnico tem um significado especial, implicando que ou a questão não está pronta para ser julgada, havendo ainda muitas variáveis necessitando se estacionar antes que uma resposta confiável possa ser dada; ou as Nornes sentem que é melhor para o consulente não conhecer a resposta para aquela questão específica. Se o consulente retira WYRD como uma das três runas quando Perguntando Às Nornes, é aconselhável esperar até o dia seguinte antes de questionar novamente.