Jogos Rúnicos: O Outro Olho de Odin

quarta-feira, junho 27

Essa é a possibilidade mais simples para prática do Oráculo, consistindo na seleção de uma runa para uma visão global de uma situação inteira. Seu espírito é o mais próximo do julgamento délfico da Grécia antiga e, com ele, pode-se focalizar mais claramente a questão, proporcionando uma nova perspectivas das coisas. De fato, o que se estará fazendo será um convite à mente, para que funcione intuitivamente. 

Em condições prementes, O Outro Olho de Odin é particularmente proveitoso. Talvez se esteja lidando com assuntos que exijam pronta ação, porém a verdade é que não se dispõe de informação suficiente. Para chegar a uma decisão, basta pensar no problema que motivou a consulta — uma dúvida ou uma pessoa — e formular a questão. Depois de algum momento, retira-se uma runa da bolsa. Sua análise oferecerá uma visão geral da situação, incluindo suas perspectivas, sua posição e suas condições atuais. 

Selecionar apenas uma runa é proveitoso não somente em épocas de crise: a técnica é útil sempre que se quiser um panorama global da situação. Enquanto dirigem durante um longo trajeto ou na condução entre casa e trabalho, algumas pessoas mantêm suas runas ao lado delas, sobre o assento. Retirar O Outro Olho de Odin freqüentemente revela o humor num assunto difícil. 

O método de retirada de uma só runa pode conferir distinção a eventos significativos na vida: aniversários, o Ano-Novo, solstícios e equinócios, a morte de um amigo, nascimentos, aniversários de casamento e outras ocasiões especiais.

As Runas: Wyrd

quarta-feira, junho 20

O Destino 

Pronúncia: uírd

Significados Tradicionais: destino, fado, fatalidade 

Desafio: fé e coragem para encontrar seu destino 

Correspondências: 
Fonema: — 
Regência Planetária: Roda da Fortuna 
Pedra: Opala 
Flor: Íris Púrpura 
Número: — 
Classe Social: — 
Cor: — 
Mitos e Deidades: As Nornes 
Tarô: Roda da Fortuna 
Período do Dia: — 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Muitos estudiosos e praticantes do Runemal não acreditam no uso da runa em branco. Contudo, há uma corrente inversa, que a utiliza como um 'sinal amarelo': para o praticante parar um pouco de usar as Runas e passar a vivenciar a espera, fora dos confins da divinação rúnica.

A runa em branco é chamada WYRD, que é o nome coletivo dado às Três Nornes, ou Deusas do Destino, da mitologia nórdica. Seus nomes individuais são Urd, Verthandi e Skuld, e elas representam os três aspectos do tempo sempre fluente: Passado, Presente e Futuro. Formam uma Trindade, para sempre se dissolvendo uma na outra. WYRD rege o Carma que cada um acumulou durante sua vida até o momento presente. 

Essa runa indica aqueles eventos que são predestinados ou inevitáveis, e dos quais não conseguimos nos esquivar. Mas não se pode confundir “destino” com “fatalidade”, porque há dois tipos de débito cármico, o agradável e o desagradável. Por isso não é necessário concluir de imediato que o aparecimento dessa runa anuncie uma punição cármica, mais do que um resgate cármico. WYRD significa que, se um certo passo for dado, a vida nunca mais será a mesma. Mas em qualquer evento, a runa em branco é ambígua, já que pode pressagiar tanto uma ocorrência desastrosa, como uma afortunada. Muito depende das runas acompanhantes, para que se possa julgar a vontade ou o anelo de se seguir um determinado curso de ação. 

Por exemplo, se WYRD cair com uma runa relacionada a romance, como GEBO, sugerirá que se está destinado a realizar uma união feliz, que é o resgate de um verdadeiro ou altruísta ato de amor em seu passado. Freqüentemente esse ato constitui a sublimação dos próprios sentimentos, de modo que o ser amado deve estar livre para compreender sua própria versão de felicidade. O que não deve ser entendido é que os protagonistas foram colocados juntos por um laço cármico, que foram feitos “um para o outro”, ou que “estiveram juntos numa vida passada”. Essas coisas acontecem, mas não com a freqüência que as pessoas gostariam de imaginar. 

WYRD, a runa em branco, o nosso destino e a nossa sorte, altera os padrões preestabelecidos, nos deixando a mercê das mudanças bruscas da vida, que tanto podem ser boas como ruins. Quando tiramos WYRD estamos nos aproximando de um daqueles momentos da vida onde a lei da mudança se aplica igualmente a todos os homens. Adapte-se ou pereça, é o que WYRD enfoca. Nossos medos, nossos fracassos, nossos desapontamentos e choques nas relações humanas — tudo aquilo que se destina a nos sacudir e libertar dos costumes aos quais nos agarramos tenazmente, de modo que possamos adotar e aceitar hábitos melhores de crescimento e beneficiarmo-nos deles. 

Visto que a runa em branco expressa aquelas coisas que estão predestinadas ou são inevitáveis, pode representar também qualquer coisa que precisa ser mantida em segredo ou permanecer indesvendada pelo nosso próprio bem. Do mesmo modo, WYRD simboliza aqueles incidentes relativos às vidas privadas de outras pessoas, sobre os quais não se tem o direito de ser curioso, ocupando, de ordinário, lugar proeminente em um lançamento rúnico onde se demanda acesso a informações sobre alguém que não nos diz respeito. 

WYRD representa a senda do Carma — a soma total dos atos de cada um e das conseqüências dos mesmos. Concomitantemente, ela ensina que as próprias dívidas do Carma antigo tomam outro rumo e evolvem, enquanto se segue também outro rumo e evolui. Nem tudo está fadado: os obstáculos do passado podem tornar-se os portais que conduzirão a novos começos.

As Runas: Othila

quarta-feira, junho 13

A Herança

Pronúncia: othila (th como em inglês)

Nomes Alternativos: othel, odal, aethel, odil, odhal, othala, utal 

Significados Tradicionais: herança, terra nativa, propriedades

Palavras-chave: talento inerente, aquisição, realização, segurança, lei e ordem

Usos Práticos: útil para aquisição de propriedade ou bens materiais; encoraja organização prática

Usos Mágicos:  para adquirir terra ou propriedade, completar um projeto, fortalecer laços familiares

Desafio: faça sem fazer

Correspondências:
Fonema: O
Regência Planetária: Saturno e Marte
Pedra: Rubi
Flor: Campainha Branca
Número: 7
Classe Social: Guerreira
Cor: Marrom
Mitos e Deidades:
Tarô: Diabo
Período do Dia:

Significados Gerais e Simbólicos:

Essa runa se refere a propriedade, bens, nome ou características pessoais herdados. Onde FEHU representa dinheiro, OTHILA indica coisas que o dinheiro pode comprar. Os teutônicos eram muito mais próximos dos seus ancestrais do que nós somos hoje. O sobrenome era uma posse, e toda criança aprendia o tipo de mitologia familiar na qual seus antepassados eram enaltecidos. 

A propriedade imobiliária está simbolizada por essa runa. Muitas vezes as posses simbolizadas por OTHILA têm algum fator delimitante a elas ligado, como, por exemplo, o fato de serem muito grandes para ser removidas com presteza. Assim, a posse indicada é freqüentemente um terreno ou construção, ou parte de um edifício, um armazém, o espaço em um escritório ou o imóvel de uma empresa. Como a principal propriedade que a maioria das pessoas deseja possuir é a sua própria casa, essa runa pode indicar também o lugar de morada, embora, às vezes, possa designar o lar da família, isto é, a casa onde se foi criado. 

Mesmo quando representar dinheiro, essa runa indica apólices, pensões, investimentos a longo prazo ou dinheiro aplicado, de forma tal que somente parte dele estará disponível no momento da leitura, o que pode ou não agradar, dependendo do nível de necessidade imediata de dinheiro em caixa. 

OTHILA pode enunciar assuntos relacionados à morte. Pode representar um testamento, um legado ou herança, ou alguma propriedade herdada sem implicar necessariamente a existência de um testamento. Pode enunciar algo que está na família há várias gerações, ou que pertenceu aos pais ou avós, e que foi transferido por escritura ou simplesmente por uma doação sem formalidades. 

Freqüentemente, o legado predito por OTHILA toma a forma de propriedades, embora não seja necessariamente um bem imóvel; pode ser também dinheiro, em especial quando FEHU ou PERTH estão próximas. Não obstante, pode querer dizer também traços psicológicos ou características físicas herdadas, e a runa emparelhada com OTHILA indica quais os traços prováveis, e dependendo de estar ereta ou reversa, se são uma bênção ou um estorvo. 

OTHILA simboliza o esforço persistente, demonstrando que se é um trabalhador ardoroso; principalmente quando associada a SIGEL, essa runa pode assinalar que se pode ser um viciado em trabalho. De qualquer forma, essa combinação significa uma pessoa que aprecia ou é absorvida por inteiro pelo trabalho, do tipo que ama o trabalho ou as recompensas materiais que dele advêm, mais do que qualquer coisa na vida. É mais comum, entretanto, perceber que OTHILA prediz que se terá de trabalhar arduamente a fim de obter o que quer da vida ou para estar onde deseja. 

Quando circundada por runas materialmente orientadas, como FEHU, WUNJO, BERKANA ou NYD, essa runa é sinal de usura ou de materialismo. Normalmente descreve um indivíduo materialista, imbuído da idéia de obter posses, que é outro significado da palavra “possessão”. Mostra uma pessoa presa na armadilha da sociedade de consumo e, esquecida de sua condição, esforça-se para manter o status a qualquer custo. 

Em associação com runas intelectuais (AS, MANN, e por extensão, RAIDO), OTHILA sugere que se está possuído por um ideal ou por uma visão. Geralmente, descreve alguém de mente unidirecionada na busca de um objetivo, que pode ou não ser uma coisa boa. Uma pessoa que possui somente um propósito tem mais probabilidade de sucesso no mundo do comércio do que alguém que desperta sua energia. Mas uma pessoa fanatizada em busca de um único objetivo pode ser facilmente um excêntrico ou um psicopata, até mesmo o chefe de uma indústria. O tipo de runa emparelhada com OTHILA, seja ereta ou reversa, designa qual interpretação é mais pertinente. 

Ereta, OTHILA promete ajuda de pessoas mais velhas — normalmente, um parente mais idoso, assistência de firmas ou organizações bem estabelecidas, famílias tradicionais, ou velhos amigos. Sob certas circunstâncias, o auxílio pode até mesmo vir das instituições, do sistema, do Governo (tanto o eleito como o serviço público); por exemplo, um oferecimento de emprego no serviço público ou no governo local. 

Significado Reverso: 

O principal significado de OTHILA reversa é o atraso e a frustração. Com outras runas restritivas, pode implicar em fracasso. Por outro lado, em associação com runas amplificadoras, meramente indica que o sucesso está mais distante do que se antecipa. Em tal caso, ele deverá ser bem avisado de que as coisas demorarão mais para acontecer. Às vezes, o reverso de OTHILA enuncia que a pressa é inimiga da perfeição; que tentamos cortar caminho (nesse determinado momento) quando o sucesso depende da perfeição e da atenção aos detalhes. 

Numa posição proeminente em um lançamento rúnico, intima que qualquer tentativa de se progredir muito rapidamente resultará apenas em algum acidente ou contratempo, que pode tanto macular nossa reputação quanto restringir seriamente nossas chances de sucesso. 

Já que progresso na vida pode ser comparado às viagens de um lugar para outro, OTHILA reversa pode ser tomada como um indício de dificuldade em viagem inconvenientes ou a possibilidade de um envolvimento em um acidente. A severidade do acidente pode ser julgada pela natureza das outras runas no lançamento, normalmente apontando que este acidente é decorrente da própria desatenção, revelando imprudência, impaciência e descuido. 

Em reverso, OTHILA é uma runa indicativa de uma pessoa que está sendo forçada a permanecer sozinha. Refere-se ao momento presente, em que se é convidado a se erguer sobre seus próprios pés. Também pode enunciar que se encara a vida como uma atitude de “pobre menina(o) rica(o)”, pois essa runa, algumas vezes, expressa que se está presentemente envolvido em um problema — ou indo ao encontro de um — do qual não terá como se livrar. 

Alternativamente, pode querer dizer que o problema não é do tipo que não pode ser superado ou evitado apelando-se aos pais, aos parentes, aos amigos ou ao sistema. Freqüentemente, nesse último caso, indica que um recurso legal não terá utilidade, não importa quão fortemente se acredite estar correto, pois, reversa, essa runa demonstra que não adianta reclamar do sistema, ou usá-lo em vantagem própria.

As Runas: Dag

quarta-feira, junho 6

O Dia 

Pronúncia: dág

Nomes Alternativos: dagaz, dags, dagr, dar, daaz, tag 

Significados Tradicionais: dia, luz, prosperidade

Palavras-chave: transformação, auto-realização, realização, singularidade

Usos Práticos: traz avanço espiritual, e reconhecimento de novos começos.

Usos Mágicos: trazer um resultado positivo.

Desafio: o anúncio de um momento decisivo

Correspondência:
Fonema: D
Regência Planetária: Sol e Nódulo Norte
Pedra: Diamante
Flor: Calêndula
Número: 1
Classe Social: Guerreira
Cor: Amarelo
Mitos e Deidades: Balder
Tarô:
Período do Dia:

Significados Gerais e Simbólicos:

O calor do sol na primavera e no verão é responsável pelo crescimento das plantas, e DAG também é um símbolo de aumento e crescimento, representando o dia, a luz do dia, e os poderes da luz e da bondade. Sobre isso, deve ser observado que dentre várias tribos teutônicas havia um culto à carruagem solar, modelos da qual ainda existem e mostram um cavalo puxando uma carroça, no topo da qual está um disco incrustado de ouro, representando o sol. 

Dependendo da posição onde cai e o tipo de runa com a qual é associada, este crescimento pode ocorrer em qualquer área da vida. Pode estar ligado a um relacionamento, a um investimento, ou a um aspecto da carreira profissional, mas, em geral, é um desenvolvimento favorável, que se aceita de bom grado e aprova de todo o coração. 

Diferente da lua, cujo crescimento e palidez podem ser observados de noite, as alterações na força do sol são bem menos perceptíveis no dia-a-dia. O crescimento que DAG prenuncia é, costumeiramente, um progresso lento e medido, mais do que um sucesso súbito. Por outro lado, o contraste entre a situação prevista por DAG e o estado de vida à época da leitura é tão completo e estimulante como a mudança do inverno para o verão. 

Essa runa tem muito a ver com atitude, e normalmente vaticina uma mudança mental ou emocional, sendo geralmente auto-ativada. Usualmente, representa-nos resolvendo tentar um novo começo em algum nível, apesar de, certas vezes, mostrar que se decidiu aceitar e tirar o melhor da situação sobre a qual não se tem controle material. Nesse caso, tão logo a atitude correta seja adotada, as circunstâncias gradativamente mudarão para melhor, através da intervenção de algum fator externo. 

Como ocorre com KANO e SIGEL, DAG sugere que se deve ter uma disposição alegre a fim de ajudá-lo a atravessar suas presentes dificuldades. Significa que uma atitude positiva o capacitará a alcançar o sucesso mais rapidamente. Quando uma runa restritiva está próxima (WUNJO reversa, HAGALL, MANN reversa ou OTHILA reversa), DAG indica que se está conjeturando em termos de fracasso e de obstáculos em relação ao objetivo, atraindo isso tudo para a própria meta. 

DAG representa todos esses aspectos da personalidade que até agora permaneceram inexplorados, tanto por uma repressão deliberada como pela ignorância de sua existência. Essa runa pode nos mostrar sendo expostos a uma maneira diferente de ver o mundo, ou a uma nova e excitante filosofia de vida (que pode ser religiosa ou psicológica, ou a uma simples variante caseira). DAG carrega a conotação de “luz depois da escuridão”, que pode assumir a forma de um esclarecimento intelectual, ou de “ver a luz” em sentido religioso. 

Não há aspecto negativo nesta runa, e seu surgimento em um lançamento rúnico depressivo muitas vezes alude que ainda pode se salvar algo da situação, se estivermos dispostos a olhar para dentro de nós mesmos. Contudo, certas vezes, DAG pode nos intimar a sair de uma situação enquanto seu orgulho ainda está intacto ou sua saúde física e mental preservada. Sempre que DAG estiver associada ou emparelhada com runas de atraso, ela consideravelmente alivia a má influência destas, visto que aponta para uma eventual vitória sobre obstáculos e empecilhos. 

DAG, como símbolo de crescimento, freqüentemente significa um aumento do que quer que seja indicado pela runa com a qual está emparelhada. Por exemplo: emparelhada com AS — um aumento de sabedoria; emparelhada com BERKANA — um aumento na família; com FEHU — um aumento na riqueza; com OTHILA — um aumento de prestígio. 

Quando emparelhada com runas reversas, o significado de DAG não é tão fácil de se estabelecer. Ocasionalmente, denota um aumento na intransigência e perversidade (especialmente quando emparelhada com NYD ou THORN reversa), mas esse nem sempre é o caso. Com freqüência, implica simplesmente que as promessas contidas no sentido ereto da runa emparelhada acontecerão daqui a algum tempo, mas não imediatamente. Colocando de outra forma: DAG tem o poder de converter runas reversas em runas de atraso. 

Como acontece muitas vezes com as runas não-reversíveis, a intuição deverá atuar na interpretação. Se a mesma não funcionar, ou se necessitar de um auxílio, deve-se observar as runas que saíram logo a seguir para se ter uma orientação.