As Runas: Tir

quarta-feira, abril 25

A Divindade Tyr

Pronúncia: Tir

Nomes Alternativos: teiwaz, tyr, tiw, tiews, ti, tyz

Significados Tradicionais: Tyr (guerreiro Deus), paternidade, a seta, um ponta de lança, vitória em combate, energia guerreira.

Palavras-chave: determinação, obstinação, força moral, tenacidade, jogo limpo.

Usos Práticos: fornece coragem em adversidade ou quando se enfrenta uma situação difícil. Ajuda avaliar o preço que precisa ser pago para se alcançar ou obter algo.

Usos Mágicos: para fortalecer a vontade, a cura de uma ferida e para a força e proteção; vitória, sucesso, discernimento e questões de direito, decisões ou orientações. TIR pode ser invocada para curar qualquer maldição ou doença que tenha sido indevidamente colocado sobre você.

Desafio: paciência para conquistar 

Correspondências: 
Fonema:
Regência Planetária: Marte (Ativa) 
Pedra: Coral 
Flor: Duende Vermelha 
Número:
Classe Social: Guerreira 
Cor: Vermelho 
Mitos e Deidades: Tyr 
Tarô: Justiça 
Período do Dia: das 05 às 06 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Tyr é uma das divindades teutônicas mais antigas, e em um passado distante pode ter desbancado Odin como líder dos deuses. Tyr era um deus da guerra, e a runa que ostenta seu nome representa, por conseguinte, vitória na batalha ou em qualquer situação em que haja um elemento de disputa ou competição. Os guerreiros das tribos teutônicas pintavam essa runa em seus escudos e armas, como uma proteção e para dar-lhes coragem e valor na batalha. Assim, TIR pode significar a natureza competitiva de muitas atividades de negócios, bem como daquelas formas de seleção cujas conclusões dependem da comparação do compromisso ou do desempenho dos participantes, como acontece no esporte, nos exames, nas entrevistas e nas propostas de emprego. Essa runa é um símbolo de justiça divina e de honra na guerra ou em duelo. É um símbolo de força de propósito, de força de vontade, e do impulso para um propósito maior. Em um nível mais imediato, simboliza vitória, coragem, o poder para atacar. É uma arma contra os inimigos através do esforço de se fazer mais forte. 

Mesmo quando não se é normalmente competitivo, o surgimento de TIR em um lançamento indica que este aspecto do seu caráter foi ativado, e está determinado a não ser vencido. Certas vezes, este sentimento nasce de uma sensação de estar sendo passado para trás, por outra pessoa ou pelas circunstâncias ou pode ser ocasionado por um entusiasmo irresistível pelo assunto em pauta. 

TIR é uma runa de motivação. Significa força de vontade e um espírito competitivo aliado a um envolvimento unidirecionado para um projeto ou um ideal que, sistematicamente, quebram todas as barreiras que ameaçam sua conclusão bem-sucedida. Usualmente, determina tanto um aumento de poder como um aumento de riqueza — às vezes ambos. Quando bem colocada em um lançamento rúnico, TIR representa a nossa escalada no mundo, ou na estima dos outros através do nosso próprio esforço. 

Algumas vezes, TIR pode indicar que se assumiu algum tipo de causa a que está se dedicando com zelo missionário. A causa pode ser pessoal ou humanitária, mas, em ambos os casos, geralmente nos vemos lutando pelo certo contra as forças do mal e da opressão, pois TIR é a runa do reformador, do ativista, do militante. Representa aqueles preparados para a luta metafórica ou real para assegurar o triunfo daquilo que vêem como justiça e honestidade. 

Porque TIR representa entusiasmo crescente, muito de sua interpretação recai sobre as runas que se seguem em um lançamento rúnico. Runas amplificadoras — especialmente runas de sucesso, como FEHU, EO e SOWELU — assinalam que se terá cada vez mais força; mas runas restritivas mostram que, apesar de se poder estar zangado e determinado a ir à forra, ou retificar uma injustiça, a oposição se prova mais forte que ele. 

TIR também tem o sentido de “viver para lutar novamente outro dia”, e por isso, é especialmente afortunado tê-la em um lançamento rúnico quando se está na expectativa de uma cirurgia, porque indica uma operação bem-sucedida, seguida de rápida convalescença. 

Quando lendo para um homem, TIR costumeiramente representa ele próprio, e muito pode ser conjeturado a respeito de sua perspectiva sobre a sua situação presente. Ereta, TIR indica resistência física e força moral. Normalmente, suspeita-se que se terá de lutar por seus direitos, ou por aquilo que se deseja, mas se está, não obstante, confiante em seu sucesso. Como com FEHU, que também quer dizer vitória a despeito de oposição, não é incomum encontrar TIR emparelhada com uma runa restritiva indicativa de obstáculos, ansiedade ou atraso. A menos que uma runa deste tipo indique fortemente o contrário, TIR geralmente vence. 

Para uma mulher, essa runa normalmente assinala a influência de um homem forte e determinado, que representará um grande apoio para ela no problema atual, ou que a ajudará em suas dificuldades. Às vezes, este homem é seu superior imediato, em outras um colega: sempre alguém que ela respeita ou admira de algum modo. Visto que o apoio mais efetivo que uma mulher pode dispor vem daquele a quem ama, TIR freqüentemente representa um namorado, amante, esposo ou pai, dependendo, é claro, de sua idade e condição. 

Quando emparelhada com LAGU, a iniciativa move a mulher e ela passa a agir em seu próprio interesse. Nessa situação, TIR significa que ela está preparada para lutar por seus direitos; que ela se vê numa posição moralmente superior, etc. todos os significados de fato associados a TIR para um homem. 

De modo inverso, quando lendo para um homem, a associação de TIR com MANNA, por exemplo, por emparelhamento ou proximidade, pode expressar ajuda de um superior ou colega de trabalho, ou mesmo de amigos poderosos. 

Por sua associação com sexualidade, TIR é um dos principais significadores de atração física e compatibilidade sexual, sendo um excelente augúrio para todas as questões referentes a romance, já que indica paixão aliada a fidelidade, afeição, e felicidade emocional. 

Por ser predominantemente masculina, em qualquer questão relacionada a amor ou casamento, TIR representa a metade masculina da equação sexual, independente do sexo de quem inquire. Assim, caso seja homem, TIR o representa; e se for mulher, a runa representa o homem em sua vida. 

Quando há mais de um homem na vida da mulher que inquire, TIR representa o homem por quem ela está mais interessada — aquele por quem está mais apaixonada na época da leitura. Usualmente, é aquele que entrou recentemente em sua vida — o amante, e não o marido. Julga-se as intenções deste homem pela posição de TIR — ereta, quer dizer honesto; reversa, desonesto — e pela runa emparelhada a TIR. Deste modo, torna-se fácil descobrir se o relacionamento é baseado somente na atração física (com PERTH reversa), e se conduzirá a uma felicidade duradoura (com WUNJO). 

Por fim, TIR é ainda associada a fertilidade e aumento, podendo se referir não apenas a fertilidade corporal, mas à fertilidade mental também e, sendo uma runa de vitória, normalmente revela idéias criativas construtivamente aplicadas. E para aqueles com interesses agrícolas, essa runa também se refere à fertilidade da terra e ao crescimento dos grãos. 

Significado Reverso: 

Reversa, TIR representa a falta ou negação daquelas qualidades que apresenta quando ereta, significando, por conseguinte, entusiasmo fraco, fracasso em empreendimentos competitivos, e à falta de fidelidade nos assuntos de amor e amizade. 

TIR reversa joga muita luz sobre o estado mental do homem. Nesse caso, revela que ele está inclinado a desistir face às dificuldades ou nem que está muito interessado em esforçar-se em seu próprio proveito. Pelo contrário, ele espera recompensas por direito divino e se os resultados não aparecem imediatamente em qualquer coisa que faça, ele desiste. Pode ter o mesmo sentido para uma mulher, quando TIR reversa é encontrada emparelhada ou proximamente associada a LAGU. 

Quando representando um estado mental, essa runa pode às vezes cair reversa em um lançamento rúnico com runas amplificadoras, geralmente significando que a situação irá melhorar a despeito do presente desânimo e falta de otimismo. 

Em seu reverso, TIR é uma runa indicativa de impaciência, aconselhando a não desistir, mas tentar um pouco mais por mais algum tempo. Quando emparelhada com runas de atraso, ou cercada por elas em um lançamento rúnico positivo, usualmente enuncia que se está experimentando “a escuridão antes da aurora”, e se terá paciência de esperar pelo amanhecer. 

Nas questões afetivas, TIR reversa declara que qualquer ligação na qual se esteja presentemente envolvido tende a não chegar a uma conclusão duradoura. O reverso desta runa é uma indicação de paixão masculina definhante. 

Para os casados, o reverso de TIR pressagia o início de um período de falta de entendimento e dificuldades de comunicação. Dependendo do tom das outras runas no lançamento, essa situação pode resultar tanto em separação e divórcio, como em eventual reconciliação. Óbvio, estes sentidos somente se aplicam quando se pergunta especificamente sobre seus problemas românticas ou matrimoniais. Referindo-se a outras questões, o reverso desta runa aponta para reveses e dificuldades em alguma outra área da vida. 

TIR reversa normalmente simboliza um fluxo reprimido de energia, em algum nível. Em um nível físico, pode denotar a necessidade de uma cirurgia, embora essa necessidade não tenha sido obrigatoriamente reconhecida tanto esterilidade de pensamento, quando surge para projetos criativos indicativa de um fluxo energético reprimido.

As Runas: Sowelu

quarta-feira, abril 18

O Sol 

Pronúncia: souélu

Nomes Alternativos: sigel, sig, sol, sun, sigi, sugil, saugil, sowulo 

Significados Tradicionais: o sol 

Palavras-chave: radiância, ativação, entusiasmo, iluminação, rejuvenescimento

Usos Práticos: traz luz às coisas para que sejam vistas como realmente são. Fornece conhecimento e força em tempos tumultuados.

Usos Mágicos: fortalecimento dos centros psíquicos, aumento da vontade espiritual, iluminação espiritual, vitória e sucesso através da vontade individual.

Desafio: seja generoso como o sol!

Correspondências: 
Fonema:
Regência Planetária: Sol 
Pedra: Rubi 
Flor: Erva-de-São-João 
Número:
Classe Social: Operária 
Cor: Amarelo 
Mitos e Deidades: Sunna. Sagrado a Balder - o belo deus. A Roda Solar.
Tarô: Sol 
Período do Dia: das 13 às 14 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Há um tema recorrente universalmente, que diz que o Sol tem a habilidade de derrotar o mal. Em Latim, por exemplo, um dos títulos do Sol é “Invicto”, porque em qualquer batalha entre a Luz e a Escuridão, o Sol sempre sairá vitorioso. 

Simbolicamente, SOWELU representa o Sol no alfabeto rúnico, sendo, portanto, uma runa de vitória, de salvação, de proteção espiritual, e das forças da luz e da ordem arranjadas contra aquelas do caos e da escuridão. Seu aparecimento em um lançamento rúnico é uma promessa de sucesso e realização. Também revela que qualquer oposição que se possa estar experimentando, quando da leitura, é certa de ser verdadeiramente derrotada. 

É particularmente propício se retirar SOWELU em um lançamento rúnico, já que, geralmente, ela indica que, já que é assegurada uma resolução do problema, podemos nos dar ao luxo de relaxarmos um pouco e deixarmos os eventos tomarem o seu curso. Essa é uma runa de grande poder, colocando a força vital ao nosso alcance, indicando uma época de regeneração, que desce até mesmo ao nível celular. É tempo de se refazer de decepções passadas, e alcançar um objetivo, atingir um ideal pelo qual se pode ter lutado por muito tempo. 

Quando circundada por runas de negócio, como RAIDO ou WUNJO, e por runas materiais como NYD, OTHILA e, às vezes, FEHU, SOWELU freqüentemente exprime a idéia de que se é um viciado em trabalho, o tipo de personalidade que não consegue diminuir o ritmo. Ela realmente tem, todavia, a capacidade de se divertir o tanto quanto trabalha, e vale a pena sugerir que se aprenda a redirecionar algo de sua energia para propósitos recreativos. Para este tipo de pessoa, uma mudança é tão boa quanto — e costumeiramente muito melhor do que — um descanso. 

SOWELU regularmente surge para enunciar que a tensão e preocupação ocasionadas pelas dificuldades começam a cobrar seu preço. Quando esse é o caso,  SOWELU  intima que se dê uma parada, pois de outra forma esgotará sua energia nervosa. Porém, um pouco de descanso e repouso são, provavelmente, tudo o que se precisa para restaurar o equilíbrio. 

Certas vezes, quando emparelhada com runas restritivas, SOWELU revela que se tem uma tendência a lamuriar-se incessantemente sobre seus problemas, enquanto, ao mesmo tempo, experimenta uma relutância em fazer qualquer coisa a respeito deles; porém, é mais usual, nessa situação, SOWELU indicar que se é o tipo de pessoa que quer ser o único árbitro de seu próprio mundo, assim como o Sol é o centro do sistema solar. E quando as circunstâncias não permitem que seja assim, tornamo-nos aflitos e angustiados. Runas acompanhantes para se observar nesse contexto são runas de destino e runas de atraso, tais como WYRD, HAGALL, NYD, THORN e ISA. A mais problemática destas é NYD, que é a antítese natural de  SOWELU, sendo ao mesmo tempo runa de destino e de atraso. 

Em comum com outros filósofos antigos, o xamã teutônico via o Sol como o símbolo da força vital, a essência da vitalidade de todas as coisas vivas, incluindo a humanidade. SOWELU é, destarte, uma runa de saúde, usualmente significando energia e força abundantes conjugadas a uma perspectiva mental positiva. 

Contudo, como nas outras runas sem reverso, SOWELU pode surgir meramente para indicar que há preocupação com a saúde. São as outras runas no lançamento que revelarão se há base para preocupação, e se houver, como a doença tende a progredir. Runas amplificadoras especialmente aquelas relacionadas ao fluxo da força vital (como KANO e TIR), ou restauração do equilíbrio entre mente e corpo (como GEBO, DAG e ING), indicam que se possui fortes poderes naturais de recuperação e resistência. Sob essas circunstâncias, geralmente, o corpo expulsa rapidamente a doença, causando ao paciente o mínimo de debilidade e desconforto. 

Quando o lançamento rúnico consiste numa mistura de runas restritivas e amplificadoras, deve-se consultar com um médico, não alarmando demais: simplesmente apontando que o trabalho deste profissional é curar ou, ao menos, aliviar nossas dores. A esse respeito, é útil notar que ASS, JERA ou MANN em associação a SOWELU significa que um diagnóstico correto facilitará uma recuperação acelerada. Também, as runas GEBO, DAG e ING revelam que um peso é retirado da mente como resultado de uma confiança crescente, tanto na habilidade do médico como na eficácia do tratamento prescrito.

As Runas: Algiz

quarta-feira, abril 11

O Alce 

Pronúncia: alguíz

Nomes Alternativos: eohl, elhaz, akiz, eolx, elux, ezec, alz, eolh-secg, algir, algis, algs, elgr 

Significados Tradicionais: alce, junco, proteção 

Palavras-chave: proteção instintiva e inspiradora, habilidade de defender a aura e fortalecer a resolução, conectividade

Usos Práticos: pode tirar o poder da Fonte espiritual e trazê-lo à realidade cotidiana onde pode ser fundamentada na praticidade. Defende-nos onde estamos vulneráveis.

Usos Mágicos: para proteção e caçadas

Desafio: cuidado com sua própria vulnerabilidade e as tendências que lhe permitem se desviar do Caminho escolhido.

Correspondências: 
Fonema: Z (no final das palavras)
Regência Planetária: Júpiter e Vênus 
Pedra: Ametista 
Flor: Caniço 
Número:
Classe Social: Operária 
Cor: Roxo 
Mitos e Deidades:  Heimdall, Gjallerhorn   
Tarô: Temperança 
Período do Dia: das 04 às 05 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Aqui está outra runa cujo nome está em disputa. Diferentemente de PERTH, onde os filólogos não possuem uma ideia clara do que o nome significa, o problema com ALGIZ é que ela possui muitos nomes — mas todos com significados diferentes. Um exame desses nomes, no entanto, revela que todos eles se relacionam ao mesmo nexo de idéias — a principal dificuldade sendo que, a menos que se compreenda a mentalidade rúnica, as conexões permanecem mistificantes. 

Essa runa significa uma nova e afortunada influência entrando em nossa vida. Isto acontece, mais das vezes, não por um processo de pensamento lógico ou consciente, mas largamente através de sugestões inconscientes das emoções ou instintos. A nova influência pode ser um passatempo estimulante e instigante, ou um novo emprego ou mudança de profissão. 

Ou pode ser um novo relacionamento com uma pessoa que é gentil, generosa, e de excelente disposição. ALGIZ é uma runa de amizade, e este relacionamento pode ser com uma pessoa de qualquer sexo. Quando amparada em runas de amor, entretanto, ALGIZ pode expressar um romance baseado na amizade e confiança. 

O fato de que o símbolo de ALGIZ seja um Alce — que, conjuntamente com a rena, era a principal fonte de alimentação dos teutônicos — parece desmentir estas interpretações; porém as comunidades caçadoras e agrícolas portanto, é “sacrifício”, sendo importante lembrar que o sacrifício precisa ser voluntário. Em um sacrifício formal, o animal que era forçado ao altar ou lutava sob a faca era considerado um mau presságio. ALGIZ indica, assim, uma troca feliz de um bem menor por um maior. 

O surgimento de ALGIZ em um lançamento rúnico é um sinal de proteção, como a presença das runas THORN e EO, exprimindo a idéia de que se está protegido do perigo em tudo o que fizer durante o período coberto pela leitura, com a consciência tranquila de se estar agindo corretamente. Se algo começar a dar errado, normalmente se recebe uma forte premonição de desastre, que vem com tal força e claridade que não passa ignorada. 

Tais runas eram freqüentemente esculpidas nos linteis sobre as tumbas ou em pedras que escondiam as cinzas cremadas de sacerdotes ou líderes tribais importantes, visando manter os invasores afastados, protegendo o usuário de qualquer perigo. Essa é uma runa de proteção contra todas as forças hostis — não necessariamente forças maléficas, mas simplesmente hostis. ALGIZ é tão benéfica que se tornou símbolo do otimismo bem fundado. 

Significado Reverso: 

A tônica de ALGIZ reversa é vulnerabilidade. Em seu reverso, surge o aspecto negativo do sacrifício, significando que outras pessoas estão tentando sacrificar os nossos interesses para assegurar o próprio sucesso. Podemos ser vítimas de esquemas e maquinações, a menos que se tome muito cuidado. Geralmente, ALGIZ demonstra que se está sendo usado, ou aproveitado em seus negócios ou assuntos emocionais, ou está servindo de bode expiatório para os erros de outras pessoas. 

Sempre que a questão se referir a assuntos de amor, amizade ou negócios, precisamos nos abster de qualquer novo relacionamento até que saibamos um pouco mais sobre o caráter do parceiro. 

Usualmente, ALGIZ indica que se é enganado pelos outros; mas algumas vezes, revela que se está sofrendo por causa de um mal-entendido sobre a situação, ou tem interpretado de maneira superotimista as intenções alheias. 

Essa runa em reverso muitas vezes significa que se é o tipo de pessoa que espera muito de nada (nenhum gasto, nenhum esforço, e por aí vai) e, dessa forma, é perfeito tanto para ser enganado como para ser iludido. Mesmo quando acontece uma grande decepção, este tipo de mentalidade espera encontrar com o enganador de alguma forma. 

Por essa razão, ALGIZ reversa é um sinal comum de especulação comercial ou acordo financeiro malsucedido — aqueles feitos nas areias movediças da própria ingenuidade, ganância e credulidade.

As Runas: Perth

quarta-feira, abril 4


O Sortilégio

Pronúncia: pêrth (o th pronunciado à maneira inglesa)

Nomes Alternativos: peorth, purt, perthro, pertra, pairthra

Significados Tradicionais: significado incerto, um assunto secreto

Palavras-chave: contenção, vitalidade, durabilidade, auto-identidade

Usos Práticos: ajuda no conhecer-se pelo que você é em vez que daquilo que se espera que seja.

Usos Mágicos: fertilidade, facilitando o parto, para ajudar na adivinhação e magia, melhorando habilidades psíquicas.

Desafio: não tenha medo da mudança, mas assegure-se de que você está plenamente em contato com seu corpo físico durante qualquer experiência de transformação, ou seja, mantenha o 'pé no chão'.

Correspondências:
Fonema: P
Regência Planetária: Marte e Nódulo Sul
Pedra: Água Marinha
Flor: Crisântemo
Número: 3
Classe Social: Operária
Cor: Vermelho
Mitos e Deidades: Freya, Angrbode
Tarô: Mago
Período do Dia: das 23 às 24 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

De todas as runas, essa é a mais misteriosa. O sentido de PERTH nunca foi traduzido. Vários autores, esotéricos e acadêmicos, têm apresentado um grande número de teorias a respeito de sua origem e significado. Dentre estes, está a que diz que o significado de PERTH está ligado a idéia de revelação de algo previamente escondido, pois indica que alguma coisa virá ao conhecimento. Em termos gerais, é um bom presságio. Às vezes, recuperaremos um artigo perdido; outras vezes, teremos uma segunda chance em um relacionamento ou em sua carreira; outras ainda, mostra-nos uma oportunidade que foi previamente ignorada ou negligenciada. 

A interpretação real de PERTH tem sido objeto de muita controvérsia entre os estudiosos rúnicos. O problema reside no fato de que o som inicial P não ocorre em nenhum outro lugar na língua germânica antiga, levando a crer que a palavra foi importada de outro idioma. O antigo poema inglês rúnico parece indicar que tinha a ver com algum tipo de jogo, levando muitos a interpretá-lo como "peão do xadrez" ou "copo de dados" (para jogar gamão, por exemplo). Esse significado é particularmente interessante, uma vez que não só se encaixa na forma da runa, mas também sugere uso original de tal objeto como um recipiente para as runas em si. Uma interpretação alternativa de PERTH é derivado do eslavo "pizda", que significa "vulva". Este significado (embora obscuro e um tanto improvável) se encaixa muito bem na progressão de runas, até este ponto, simbolizando o renascimento que se segue à morte. Vendo-a como um símbolo do útero da Divindade, representa o mesmo elemento do misterioso e escondido como "copo de dados", mas tomada literalmente como "vulva", ele adiciona uma poderosa contraparte sexual feminina a UR, que estaria faltando ao futhark.

Com runas restritivas pode prenunciar a erupção de uma doença. As outras runas no lançamento mostrarão como a doença tende a surgir. Em assunto de doença, entretanto, PERTH indica, geralmente, uma enfermidade que não cede a tratamento médico convencional, sendo mais suscetível à homeopatia, naturopatia, métodos não convencionais como acupuntura, aromoterapia, cura psíquica e hipnotismo.

PERTH pode se referir a qualquer segredo que se queira guardar. Como a maioria das pessoas tenta somente suprimir os fatos que as embaraçariam quando tornados públicos, mais do que nunca isto tem a ver com um segredo culposo. Pode, todavia, referir-se a qualquer coisa que o se sinta vergonha ou sobre o qual se prefere manter discrição e não se queira discutir. Pode não ser nada de mau ou errado, apenas um assunto sobre o qual se é sensível, sendo melhor não fazer nenhum julgamento quanto a esse ponto.

Outro assunto secreto — tanto que é essencialmente uma coisa particular entre duas pessoas — é o sexo. Essa runa aparece com regularidade em conjunção com outras runas orientadas emocionalmente (KANO, TIR, UR, GEBO, WUNJO, BERKANA e LAGU), para indicar que um casal é sexualmente compatível. Quando está conjugada a UR reversa, KANO reversa, ou TIR reversa, pode designar um relacionamento baseado somente na atração sexual e assim fadado a consumir-se, se não for estabelecido outro ponto de contato.

Essa runa exprime a idéia de adivinhação ou intuição de sucesso em um jogo de azar, ou em um evento fortuito. Por isto, PERTH freqüentemente representa um ganho inesperado de dinheiro — especialmente em associação com HAGALL, já que essa significa “uma decisão nas mãos de outro”. Nesse caso, “o outro” é WYRD, a Fortuna, a Dona Sorte.

Porque um legado não pode ser pensado como esperado, PERTH pode determinar uma herança, quando cai com runas de herança, como JERA e OTHILA. Isto se liga a outro sentido de PERTH — sigilo — já que o que acontece depois da morte permanece envolto em mistério para a maioria das pessoas.

Certas vezes, essa runa quer dizer um presente em dinheiro, mais do que uma ganho ou uma herança. Os motivos de tal presente devem ser examinados com grande cuidado, já que a associação de PERTH com sigilo e sexualidade freqüentemente revela ligações insuspeitas de natureza emocional ou sexual incorporadas ao acontecimento.

E visto que coisas secretas não são divulgadas (ou o são apenas ao escolhidos), PERTH tem muito a ver com o oculto, ocasionalmente expressando que se tem poderes ocultos ou mediúnicos, ou seja, poderes que nos habilitará a contatar o mundo sombrio conhecido como astral, cujos habitantes são os Espíritos Elementais e os fantasmas dos mortos.

Significado Reverso:

Em reverso, PERTH tende a desenterrar surpresas desagradáveis e descobrir as proezas sombrias que os outros têm perpetrado contra nós. Por causa disto, PERTH normalmente prenuncia um desapontamento, e pode-se ser traído tanto pelas circunstâncias como por outra pessoa, geralmente um amigo chegado. Apesar desta runa poder ocasionalmente agir como um símbolo de traição no amor e na amizade, é mais comum o desapontamento tender para a perda financeira. Portanto, não se deve investir dinheiro durante o período coberto pela leitura. Como PERTH é também ligada a idéia de deslealdade, não se deve emprestar dinheiro também particularmente a um amigo — durante o período indicado, pois provavelmente não receberá essa quantia de volta, ou a receberá somente com muita dificuldade.

Quando está reversa, essa runa também não denota um tempo bom para jogos. A Dona Sorte não está sorrindo para ninguém, e os pressentimentos, embora fortes, não tendem a se provar corretos. Em suma, quando PERTH aparece reversa, podemos dizer que os acontecimentos não serão tão bons quanto se esperava.

O reverso de PERTH pode denotar desarmonia e incompatibilidade sexual. Com runas indicativas de entusiasmo fraco (ISA, UR reversa, KANO reversa, e TIR reversa) mostra que o parceiro não acha mais o outro fisicamente atraente, enquanto o outro continua necessitando dele. Como esse assunto ficará finalmente resolvido pode ser julgado pelas runas que se seguem no lançamento.

Por causa de sua conexão com o oculto, PERTH reversa pode exprimir a idéia de uma experimentação desinformada com o espiritualismo ou estados alterados de consciência que nos traz mais excitação do que se contava, tais como aquelas manifestações psíquicas perturbadoras subseqüentes ao uso de uma Tábua Ouija como entretenimento. Como o lado puramente visual das experiências astrais obtidas através de treino pode também ser alcançado pelo uso de narcóticos, PERTH reversa algumas vezes indica um envolvimento com drogas — usualmente uma droga debilitante.

Em questões concernentes a assuntos emocionais, PERTH reversa mostra que muitas vezes existe escondido um problema sexual de algum tipo, em nós ou no parceiro. Pode indicar uma das atividades que a sociedade olha como pervertida: sadismo, masoquismo, travestismo e outras. Tendo como par ASS reversa, indica com freqüência que o lançamento está sendo realizado para um homossexual masculino, e quando o par é LAGU reversa, para uma lésbica; quando RAIDO, tanto ereta quanto reversa, está emparelhada com PERTH, isso em geral indica que se é ambivalente na sua sexualidade.

Contudo, deve-se enfatizar que essas observações se aplicam tão somente a perguntas diretamente relativas à vida amorosa. Em outras áreas de experiência — em especial nas que envolvem dinheiro ou profissão — essas combinações devem ser interpretadas diferentemente.